RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Primeiro grande fotógrafo da Cidade, José Marques Pereira, é tema de exposição na Associação Comercial de Santos

Divulgação

Hoje qualquer um com o celular pode registrar imagens, mas imagine como era fotografar no final do século XIX e início do século XX usando os negativos de vidro. Um dos grandes mestres nesta época era o fotógrafo José Marques Pereira, que atuou por aqui ao longo de três décadas e fez importantes registros visuais.

O primeiro grande fotógrafo da Cidade é o tema da nova exposição da Associação Comercial de Santos (ACS) e do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, com apoio do Memória Santista, em cartaz no saguão da ACS (Rua XV de Novembro, 137, Centro Histórico), de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Em exposição, lugares, pessoas, eventos e cenas de Santos em transformação. A maioria das imagens foi captada entre 1900 e 1906 e muitas viraram cartões postais, levando a imagem de Santos ao mundo.

Marques Pereira criou a “Fotografia União” e tornou-se o retratista oficial da Cidade, colaborando com jornais de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A técnica dos negativos de vidro, comum no século XIX, consistia em aplicar emulsão fotossensível sobre placas que captavam detalhes com precisão. Por serem frágeis e muitas vezes reutilizadas, o acervo do fotógrafo é ainda mais valioso.

Na exposição, além de fotos de Marques Pereira e textos sobre os acontecimentos retratados, o visitante pode ver de perto como é um negativo de vidro. “Esta exposição revela a delicadeza da técnica, a força do olhar e a permanência da memória. Cada negativo é um fragmento do tempo – uma Santos que sobrevive porque ele, Pereira, um dia, mirou e clicou”, destacou o curador da exposição, Sérgio Willians, jornalista e pesquisador.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS