O Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV), em parceria com o núcleo de inclusão da Secretaria de Educação (Seduc) tomou a iniciativa de criar um novo programa para garantir o bem-estar das mães atípicas da cidade.
A maternidade atípica engloba qualquer mãe que tenha um filho com deficiência física ou neurológica. O termo surgiu para dar visibilidade à luta dessas mães pois, muitas vezes, esta experiência é solitária, trazendo duplas ou triplas jornadas de trabalho.
O programa consiste em cinco reuniões de grupo de apoio, com pautas e suporte psicológicos conduzidos por um profissional. O intuito é criar um espaço seguro, onde essas mulheres poderão conversar, criar laços e compartilhar experiências.
As inscrições estarão abertas a partir desta quarta-feira (20). Interessadas devem se dirigir até o FSS, que fica na Rua Benedito Calixto, 205 – Centro levando RG, CPF, comprovante de residência e de que o filho(a) esteja matriculado na rede municipal de ensino de São Vicente.
“Percebemos uma grande demanda de mães atípicas que expressam uma grande sobrecarga emocional e de trabalho também. Por isso, entendemos que era fundamental abrir mais um espaço para cuidar de quem cuida. Espero que essas mães possam se sentir mais fortalecidas e amparadas para encararem os desafios da maternidade atípica.” Afirma Thaynã Amado, Presidente do Fundo Social de Solidariedade Vicentino.