RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Projeto ensina cinema aos moradores da Aldeia de Paranapuã

O projeto Ciclo de Cultura Tradicional tem como objetivo ensinar cinema aos participantes, que produzirão seus curta-metragens autorais durante os encontros. Nesta sexta-feira (22), moradores da Aldeia de Paranapuã receberão as oficinas de forma inédita.

A atividade tem como foco ensinar técnicas de audiovisual, estimular o desenvolvimento de uma linguagem própria e compartilhar ferramentas de edição de vídeo. Os ensinos aplicados resultarão em um documentário de curta-metragem. O intuito é que os participantes realizem filmes de maneira autônoma, assumindo o protagonismo de suas narrativas caiçaras, indígenas e quilombolas.

A Aldeia Paranapuã fica localizada na Avenida Saturnino de Brito, nº 1927, no Parque Prainha, em São Vicente. O projeto é ofertado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Vicente, através da Secretaria de Cultura (Secult).

A atividade na cidade será ministrada pelo cineasta da etnia Guarani Nhandewa, mestre em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Alberto Alvares, com coordenação pedagógica do projeto Vídeo nas Aldeias. Alvares atua como professor e tradutor de Guarani, ministrando cursos de formação de cineastas indígenas. Até hoje, produziu mais de 20 documentários, entre eles “Kara’i Ha’egui Kunha Karai ‘Ete – Os verdadeiros líderes espirituais” (2014), “O último sonho” (2019) e “Guardiões da memória”, exibido na 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, em 2020. Por seus filmes, já ganhou prêmios como o Forumdoc.bh e o Doclisboa.

A oficina é restrita aos moradores da Aldeia de Paranapuã, e a estreia dos curta-metragens criados durante as oficinas será no dia 30 de abril, no canal do YouTube das Oficinas Culturais, em sessões comentadas pelos profissionais envolvidos na coordenação do projeto e das oficinas.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.