‘Respeite a educação’: Professores protestam contra violência nas escolas e seus direitos em Guarujá

Reprodução / Guarujá Mil Grau

Professores da cidade de Guarujá, litoral paulista, foram às ruas da cidade na tarde desta terça-feira (17) para protestar. Com o nome “Paz, respeito e segurança no ambiente de trabalho”, a manifestação reinvindica os direitos dos profissionais, e ressalta sobre a violência que sofrem nas salas de aula. Um episódio de agressão aconteceu há uma semana atrás.

Com gritos “violência não, respeite a educação”, os profissionais se reuniram vestindo preto, e caminharam desde o Paço Municipal Moacir dos Santos Filho até a Câmara Municipal. Ao final, protocolaram um ofício junto à administração municipal, com uma série de pedidos da classe.

A Prefeitura de Guarujá se manifestou sobre o caso, e informou que, em solidariedade à professora da rede municipal de ensino agredida em via pública, no último dia 10, após o término do expediente, presta todo o apoio a manifestação ‘Paz, respeito e segurança no ambiente de trabalho’.

De acordo com a administração municipal, a manifestação também contou com o incentivo da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

Sobre o episódio sofrido por uma educadora no dia 10 de setembro, onde a mãe de um aluno a agrediu enquanto a mesma aguardava no ponto de ônibus, a Prefeitura de manifestou dizendo que, “além de disponibilizar acompanhamento psicológico e agilizar o encaminhamento da vítima a outros serviços, como o otorrinolaringologista já agendado para esta semana, a Seduc dispensou os educadores do período vespertino para participarem da iniciativa”.

A dispensa, porém, não se aplica aos turnos matutino e noturno. “Enquanto a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) investiga o caso, a Prefeitura prossegue com políticas públicas de combate à violência na rede municipal de ensino, como o Programa de Prevenção às Drogas e Violência (PPDV) e a campanha ‘Digo Sim ao Respeito’”, finalizou a pasta.

Créditos: Guarujá Mil Grau

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS