A Baixada Santista vive dias de preocupação, e de unidades de saúde lotadas devido a um surto de virose que vem atingindo a região. Alguns turistas estão voltando para casa mais cedo, e outros até mesmo cancelando a vinda ao litoral de São Paulo. Saiba quais são os principais sintomas deste problema, e como prevenir o contágio.
As viroses nesta época de verão são comuns, e geralmente gastrointestinais, que causam incômodo e mal-estar, com sintomas de diarreia, náuseas, vômitos, cólicas e febre – cuja duração varia de um dia até uma semana. A doença é causada por vírus transmitidos por gotículas expelidas em espirros ou tosse ou por bactérias e outros microorganismos presentes em alimentos e água contaminados.
O Governo de São Paulo informou que o acompanhamento é realizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Secretaria da Saúde. A Sabesp também participa do monitoramento e esclarece que não há nenhuma ocorrência que tenha alterado a qualidade da água fornecida na Baixada Santista. A situação segue em acompanhamento. Outra medida importante é atenção à qualidade da água do mar antes de se banhar no litoral paulista, que pode ser conferida no site da Cetesb.
CUIDADOS
- Lavar as mãos antes de comer e, principalmente, após usar o banheiro
- Lavar bem frutas e verduras antes de consumir e manter sempre os alimentos bem refrigerados
- Manter uma dieta equilibrada
- Hidratar-se. Consumir bastante água, sucos naturais, água de coco e isotônicos
- Evitar consumir alimentos preparados em locais sem condições de higiene
- Evitar consumir alimentos de vendedores não autorizados ou de origem duvidosa
- Caso possua os sintomas da virose, procurar um médico ou uma unidade de saúde mais próxima.
- A desidratação pode ser leve, moderada ou severa. As viroses podem representar um risco maior para as crianças, bem como para os idosos e pessoas com comorbidades. Isso porque elas tendem a desidratar com mais rapidez em casos de gastroenterite com a presença de vômitos e diarreia, por exemplo.
O tratamento de uma virose envolve repouso e hidratação. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos. É importante procurar orientação médica quando os sintomas forem persistentes.