A Prefeitura Municipal de Santos autorizou, na última sexta-feira (25), a lei que autoriza a criação de um hemocentro (banco de sangue), na Zona Noroeste da cidade. A decisão foi publicada no Diário Oficial.
O Projeto de Lei nº 4.560, é de autoria do vereador João Carlos de Assis Neri (União), e foi sancionado pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos), após já ter sido aprovada em sessão na Câmara Municipal no dia 1º de outubro.
De agora em diante, portanto, o município poderá firmar convênios e parcerias com hospitais, clínicas, organizações não governamentais e instituições públicas e privadas. A administração municipal reforçou ainda, que conforme o artigo 5°, a referida legislação ainda será regulamentada.
Com a lei sancionada, o objetivo com a criação do homocentro na região é intensificar, incentivar, e facilitar a doação de sangue; promover campanhas educativas; realizar exames obrigatórios para doadores; esclarecer dúvidas sobre doação de sangue; organizar campanhas e mutirões de doação de sangue; e colaborar em ações que visem aumentar os estoques dos bancos de sangue.