Santos arrecada galões para confecção de barreiras flutuantes sustentáveis; Veja como ajudar

Foto: Francisco Arrais / PMS

Com plano de implementar o projeto em outros canais de Santos, a Secretaria de Meio Ambiente arrecada galões de 20 litros para a confecção de novas barreiras flutuantes sustentáveis. O objetivo é impedir a chegada de resíduos sólidos no mar, retendo nas barreiras para, na sequência, fazer a limpeza e retirá-los.

Os interessados em colaborar devem entregar o material em um dos postos de arrecadações, nos seguintes locais e horários:

• Aquário (Praça Vereador Luiz La Scala s/nº – Ponta da Praia) – de terça-feira a domingo, das 9h às 18h;

• Orquidário (Praça Washington s/nº – José Menino) – de terça-feira a domingo, das 9h às 18h;

• Jardim Botânico (Rua João Fraccaroli s/nº – Bom Retiro) – de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; sábado, domingo e feriados das 7h às 18h.

Inicialmente, em 2020, foram implantadas barreiras industriais feitas de PVC em 12 pontos da Cidade, com o intuito de reter resíduos descartados nos canais. Devido às dificuldades de manutenção e o custo elevado para reposição, buscou-se uma alternativa mais econômica e ecologicamente sustentável. O resultado foi a confecção de um protótipo de barreira flutuante realizada a partir de galões reutilizados (bombonas de 20l), redes fantasmas, cordas e plantas aquáticas. Inicialmente implantada no canal 1, a ecobarreira passou por um período de testes, alcançando o formato atual. Um segundo equipamento foi instalado na Av. Jovino de Melo, na Zona Noroeste.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS