O acordo foi assinado pelo prefeito Rogério Santos e o vice-prefeito de Gênova, Pietro Piciocchi, na última sexta-feira (1). O evento aconteceu dentro da programação de comemoração dos 150 anos de imigração italiana no Brasil e o termo assinado chama-se “termo de geminação na Società Italiana di Santos“.
Desta forma, será permitido o intercâmbio e a cooperação entre as cidades para consolidar a amizade e realizar trocas nas áreas cultural, histórica, de turismo, esporte, portos e educação. Uma carta de intenções já havia sido assinada em outubro do ano passado pelo prefeito genovês Marco Bucci e Santos, durante visita de uma delegação santista à Itália.
Piciocchi destacou a conexão que os dois municípios têm com relação aos portos, turismo, esportes, cultura e, principalmente, à partida dos italianos da Europa e chegada ao nosso País. “Nunca tinha vindo ao Brasil, mas em 24 horas percebi que temos muitos aspectos em comum entre Santos e Gênova. São cidades ligadas pela imigração, portas de entradas e saída de seus países. Por isso, temos a responsabilidade moral de manter viva a memória da imigração”.
Marco Bucci participou de forma remota e comemorou o acordo entre as cidades. “Assinar hoje esse pacto é ótimo e um grande ponto de partida para tudo o que faremos no futuro”, afirmou o italiano, que pretende vir conhecer Santos pelas belezas relatadas pelos conterrâneos que vêm à Cidade.
Entre as autoridades, estavam presentes a presidente e o diretor da Società Italiana di Santos, Isabel Santalucia e Fabio Niosi, o cônsul geral da Itália em São Paulo, Domênico Fornara, conselheiro para novos investimentos da Prefeitura de Gênova, David Faltere, e deputado italiano Fabio Porta. O embaixador Hadil da Rocha Vianna, à frente do Consulado-Geral do Brasil em Milão, também participou remotamente.