Varredeiras mecânicas importadas que removem resíduos e mato são agora uma novidade da limpeza pública de Santos. Inéditas na região, as máquinas vão ajudar na zeladoria da Cidade com serviços mecanizados de raspagem, lavagem e varrição em bulevares, alamedas e praças públicas.
Os dois equipamentos, produzidos na Finlândia, foram incorporados à limpeza urbana dentro do contrato do Município com a empresa Terracom Construções Ltda. De reduzido impacto ambiental e sonoro, eles têm baixo consumo de combustível, possuem cabines fechadas para os condutores e contam com vassouras recolhedoras com escovas laterais, lavadoras de alta pressão e escovas para ervas daninhas.
Nesta sexta-feira (28), as carregadeiras multifuncionais foram usadas na limpeza do calçamento do bulevar da Othon Feliciano, no Gonzaga, chamando a atenção dos comerciantes e pedestres e, no sábado (29), vão remover resíduos e limo das rampas náuticas da Ponta da Praia.
As varredeiras também serão utilizadas em outros espaços públicos por toda a Cidade, entre eles os bulevares do Centro Histórico, grandes praças como as do Aquário Municipal, da Aparecida e Caio Ribeiro de Moraes e Silva (em frente ao Sesc) e as alamedas do jardim da orla.
“Os novos equipamentos vão contribuir para o aumento da produtividade das equipes que atuam na limpeza destes espaços públicos, resultando em mais agilidade e melhores serviços para a população”, explica o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Wagner Ramos.
“Estamos sempre em busca de novas tecnologias para tornar nossas atividades mais eficientes e modernas”, complementa o diretor de Gestão Ambiental da Terracom, Antonio de Mello Neto.
O comerciante Kaio Vinicius Coutinho da Silva, que trabalha em uma loja de acessórios para celular, acredita que o novo maquinário ajudará bastante na limpeza do bulevar. “Aqui, às vezes, é complicado pelo forte vento que vem da praia, trazendo areia. Tudo o que for feito para melhorar o serviço temos que aplaudir”.
Responsável por uma loja de brinquedos e aparelhos eletrônicos, Valmir Meneghelli, ficou impressionado com o porte das máquinas. “A lavagem da rua também é importante. Esta é uma melhoria importante para a limpeza”.
EQUIPE E MAQUINÁRIO
Atualmente, 1.225 profissionais trabalham na limpeza urbana de Santos com apoio de mais de 90 caminhões. Por mês, 6.700km de vias são varridas por toda a Cidade. A varrição mecanizada já é feita por caminhão específico, no período noturno, em grandes vias. Por mês, são quase 900km de avenidas contempladas com este tipo de limpeza.
Somente na capinação e raspação de meios-fios, sarjetas e calçadas, são 27 equipes, cada uma com 12 funcionários e um fiscal, que atuam de segunda a sábado. Por dia, elas retiram manualmente cerca de 40 toneladas de mato das vias públicas.