Santos intensifica ações de segurança em 2024 com mais estrutura e valorização da GCM

A Guarda Civil Municipal de Santos fechou 2024 com mais de 14.600 ocorrências atendidas. Os números fazem parte de um balanço de atuações divulgado pela corporação e indicam uma intensificação das ações de segurança pública na cidade e uma maior resposta às demandas da população.

Entre os destaques, a GCM Santos conseguiu capturar 32 foragidos da justiça, que estavam circulando livremente pelas ruas da Cidade, com diversos tipos de passagem, como furtos e roubos. Em 2023, foram sete foragidos detidos, ou seja, um aumento de 357,14%.O Grupamento Guardiã Maria da Penha realizou mais de 944 atendimentos, representando um aumento de 46,81% em relação a 2023, quando foram registrados 643 atendimentos.

Os agentes municipais também conduziram mais de 430 ocorrências aos distritos policiais. Em 2023 ocorreram 378 registros, o que demonstra a eficiência das ações de patrulhamento preventivo.Além disso, a GCM de Santos realizou 174 forças-tarefas e 1.051 ações conjuntas com outros órgãos de segurança pública, como as polícias Civil e Militar e órgãos da Prefeitura, no combate ao comércio e receptação de produtos ilícitos.

Os bons indicadores também refletem as recentes estratégias de segurança, aliada aos investimentos realizados pela Prefeitura de Santos nos últimos anos, como a nova etapa da Zona de Segurança Máxima implementada pela Secretaria Municipal de Segurança (Seseg), que iniciou no dia 2 de outubro, denominada “Operação Cerco Fechado”.A operação visa intensificar a presença e a atuação da GCM, inicialmente na orla, um dos pontos com maior fluxo de pessoas na Cidade. Com foco na prevenção e repressão de crimes como furtos e roubos, a medida busca inibir possíveis ocorrências e garantir maior sensação de segurança para os munícipes e turistas.

RECONHECIMENTO

Santos vem sendo destaque em diversos indicadores nacionais como uma das cidades mais seguras do Brasil, consequência direta dos investimentos e estratégias do setor desenvolvidas pela Administração. Pesquisas publicadas em 2024 mostram redução de 27% no índice de assaltos na Cidade o reconhecimento como o 4º município litorâneo mais seguro do Brasil (acima de 100 mil habitantes).

VALORIZAÇÃO E NOVAS SEDES

A Guarda Municipal teve tratamento especial, ganhou uma nova sede das Rondas Ostensivas Municipais (Romu) Prefeito Oswaldo Justo (GCM), intensificando o patrulhamento preventivo na Região Central Histórica envolvendo os bairros Centro, Paquetá e Vila Nova, incluindo a região do Mercado, além de uma nova sede no Centro Histórico. Também foi implantado um novo plano de carreira para a GCM, valorizando e fortalecendo o trabalho da corporação por toda a Cidade.  

SANTOS MAIS SEGURA

Lançado em 2023, o pacote de investimentos do Plano Santos Mais Segura teve continuidade com novas viaturas, ampliação do armamento da Guarda Civil Municipal (GCM), compra de drones de alta performance, tabletes para registro de ocorrências. Também realizou concurso para contratação de 200 guardas civis municipais, sendo que 50 já foram chamados.

Santos ampliou seu sistema de câmeras de monitoramento integrado ao Centro de Controle Operacional da Prefeitura (CCO), chegando à quase totalidade de escolas, unidades de saúde, entre diversos outros pontos estratégicos. Neste período, foram 700 equipamentos instalados, chegando até o momento a 2.500 em operação.

OPERAÇÃO VERÃO

A GCM de Santos intensificou o patrulhamento preventivo nas praias a partir deste mês com a Operação Verão 2024/2025, em conjunto com outros órgãos de segurança, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além de orientar banhistas e turistas e promover ações educativas durante a alta temporada.

Neste ainda, ainda apresentou um bote marítimo para operações de fiscalizações em área costeira, para uso tanto na prevenção de acidentes com banhistas como de apoio a órgãos federais, em correlação com o Porto.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS