Desde o dia 17 de outubro, a Prefeitura de Santos realiza os trabalhos de recuperação das passarelas na faixa de areia sobre os canais 3 a 6, nas praias da cidade. A ação faz parte do projeto de revitalização e ampliação das estruturas.
As obras integram um pacote que envolve ainda a recuperação de taludes e muretas em granito desses canais e a instalação de três válvulas antirretorno no canal 3, que tem como objetivo, minimizar possíveis alagamentos nas vias próximas durante a maré alta. As válvulas são os primeiros dispositivos com essa finalidade a serem instalados no sistema de drenagem da Cidade.
Também parte do conjunto de intervenções na orla está a construção, já concluída, de quatro acessos do calçadão à faixa de areia: em frente ao Escolástica Rosa, na altura da Alexandre Martins, ambos na Praia da Aparecida, e em frente à Rua Oswaldo Cochrane e à Basílica de Santo Antônio do Embaré (Praia do Embaré).
CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP! A NOTÍCIA CHEGA NA PALMA DA SUA MÃO!
ETAPAS
Quatro funcionários foram destacados para os serviços, iniciados sob a parte curva da passarela sobre o canal 6, que envolvem limpeza com hidrojateamento para a remoção de partes soltas, tratamento para eliminação da ferrugem, demolição de concreto armado, e substituição da armadura danificada por outra tratada com produto anticorrosivo para recuperação e reforço estrutural.
Os reparos serão efetuados com argamassa polimérica, impermeabilizante específico para áreas de grande umidade, produto que oferece maior rendimento, elasticidade e resistência. Após os acabamentos, será aplicada pintura também impermeabilizante.
“Após terminar a parte curva sob o pontilhão, trabalho realizado dentro do canal e suspenso quando a maré começa a subir, esse mesmo serviço será feito nas extremidades da passarela, sobre a faixa de areia”, explicou a arquiteta Marta Moura Ribeiro Leite Flores, da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), responsável pelo acompanhamento e supervisão das obras.
Ela frisa que os entulhos gerados pelas intervenções serão removidos com a brevidade necessária, a fim de evitar risco de contaminação do mar e da faixa de areia. “O material biológico eventualmente retirado durante os trabalhos, a exemplo de cracas e limo, será devolvido ao local onde se encontrava para preservar a biota da praia, que serve de alimento a várias espécies”.
PROJETO
O pacote de obras contemplará, na sequência, a instalação de três válvulas antirretorno no canal da Avenida Washington Luís (canal 3), com a função impedir a entrada de água do mar durante a ocorrência de maré alta e minimizar possíveis alagamentos nas vias próximas.
De acordo com Wagner Ramos, titular da Seinfra, elas serão inseridas no ponto de junção das redes das ruas Lincoln Feliciano, Alamir Martins e Jorge Tibiriçá com o canal 3, onde os alagamentos ocorrem em ocasiões de forte ressaca juntamente com chuvas de maior intensidade.
Embora a instalação das válvulas tenha sido precedida por estudos a cargo de empresas especializadas, o secretário alerta que a força da natureza é imprevisível. “O objetivo principal é mitigar possíveis alagamentos”, frisou.
INVESTIMENTO
O pacote de obras na faixa de areia está a cargo da empreiteira Focus Consulting Engenharia, vencedora da concorrência pública, que tem prazo contratual até o primeiro semestre do próximo ano para a conclusão.
O investimento é de R$ 3.503.026,49, financiados pelo Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos). O fundo foi criado pela lei nº 2.956, de 2013, com a finalidade de captar recursos a serem aplicados nos projetos de desenvolvimento e renovação urbana e em obras prioritárias do sistema viário, saneamento, transporte coletivo e de equipamentos públicos.
O conselho gestor do Fundurb é integrado por representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e de Finanças (Sefin), e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU).