RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Santos terá gratuidade nas bicicletas compartilhadas nos próximos dias em comemoração ao Dia Mundial da Bicicleta e do Meio Ambiente

Nos dias 3 e 5 de junho, em celebração ao Dia Mundial da Bicicleta e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o uso das bicicletas compartilhadas será gratuito em Santos. A ação tem como objetivo incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e destacar seu impacto positivo para a cidade.

O Bike Santos, sistema de bicicletas compartilhadas da cidade, já ultrapassou a marca de 5 milhões de viagens realizadas desde o início da operação. Só no último ano (de maio de 2024 a abril de 2025), foram contabilizados mais de 420 mil deslocamentos — muitos deles em substituição ao carro, especialmente nos horários de pico.

Segundo dados da Serttel, empresa responsável pela operação do sistema, o uso das bicicletas em Santos contribuiu para evitar a emissão de aproximadamente 163 toneladas de CO₂ na atmosfera no último ano. Para além desse impacto direto, um estudo da Universidade de Oxford aponta que, ao substituir o carro pela bicicleta uma vez por semana, cada pessoa pode evitar a emissão de até 0,5 tonelada de CO₂ por ano.

“O uso da bicicleta em Santos vai além do deslocamento: representa mais saúde, menos trânsito e um compromisso coletivo com o meio ambiente. A gratuidade nesses dois dias é um convite à população para experimentar esse impacto na prática”, afirma Murilo Barletta, diretor de Transportes Urbanos da CET-Santos.

No mundo, o uso da bicicleta já é realidade para bilhões de pessoas. Segundo o Banco Mundial, mais de 2 bilhões de bicicletas estão em circulação atualmente. A própria Organização das Nações Unidas reconhece esse protagonismo: em 3 de junho, celebra-se o Dia Mundial da Bicicleta — uma data que reforça a importância da bike como meio de transporte sustentável, simples e inclusivo.

No Brasil, o cenário também avança. Estima-se que 50 milhões de brasileiros tenham bicicleta (IBGE, 2022) e, segundo levantamento do IPEA, cerca de 7% da população já utiliza a bike como principal meio de transporte. Embora esse número ainda seja modesto, ele cresce ano após ano, impulsionado por melhorias em infraestrutura, acesso a sistemas compartilhados e maior conscientização ambiental.

“A bicicleta deixou de ser apenas uma opção de lazer e passou a integrar a rotina das pessoas como um meio de transporte prático, rápido e sustentável. Os dados mostram que estamos no caminho certo, ajudando a construir cidades mais limpas e inteligentes”, destaca Renan Borsatto, gerente de operações da Serttel.

O programa Bike Santos é gerenciado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), operado pela Serttel e desenvolvido em parceria com a Unimed Santos e o Sicoob Unimais Metropolitana.

Como funciona

Para participar da campanha, basta baixar o aplicativo Bike Santos (disponível na Play Store e App Store). Ao fazer o cadastro, será solicitado o registro de um cartão de crédito, mas nenhum valor será cobrado pelo uso das bikes nos dias 3 e 5 de junho, desde que o usuário selecione a opção “passe gratuito”. As bicicletas podem ser retiradas e devolvidas em qualquer estação da cidade.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS