RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

São Vicente conquista prêmio estadual por combater a transmissão do HIV de mãe para filho; Entenda

Reprodução

Em virtude das diversas iniciativas de sucesso adotadas, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), foi contemplada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo com o Prêmio Luiza Matida, que reconhece o grande trabalho dos municípios em projetos e ações de combate à Transmissão Vertical (TV) – de mãe para filho durante a gravidez, parto ou alimentação – do vírus HIV.

O evento foi realizado no último dia 12, no Espaço Hakka, em São Paulo, integrando a 9ª Semana Paulista de Mobilização contra a Sífilis e a Sífilis Congênita e a 1ª Semana de Mobilização contra Transmissão Vertical do vírus HTLV.

Representantes de cidades do Estado com mais de 100 mil habitantes (avaliado mais indicadores) e com menos de 100 mil moradores (avaliado menos indicadores), referente aos anos de 2022 e 2023, participaram da cerimônia.

Para estar apta, a Secretaria de Saúde do Estado checou, através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), as fichas de notificação com os seguintes indicadores: Taxa de incidência de infecção pelo HIV por transmissão vertical, cobertura mínima de quatro consulta no pré-natal, cobertura de gestantes infectadas com HIV em uso de terapia antirretroviral  (TARV) no pré-natal e cobertura de início de profilaxia de crianças expostas ao HIV nas primeiras 24 horas de vida.

“É um trabalho que demanda muito comprometimento das equipes. É necessária a sensibilização da população para a importância do pré-natal e acompanhamento das patologias que forem diagnosticadas neste momento tão especial. Este prêmio demonstra o envolvimento e comprometimento de toda equipe de Saúde do Município, que trabalha buscando a eliminação da transmissão vertical do HIV”, comemorou a coordenadora do programa de IST/Aids, Samantha Barros Agria Theodosio.

“Este prêmio mostra que o Município está se empenhando na eliminação da Transmissão Vertical. O trabalho em rede foi primordial. Quero parabenizar todos que se empenharam em trazer essa conquista para a Cidade”, enfatizou Michelle Santos, secretária da Saúde.

Quem foi Luiza Matida

Médica já falecida, ela trabalhou durante 20 anos no Centro de Referência e Treinamento do Programa de DST/AIDS-SP da Secretaria de Estado da Saúde, coordenou a elaboração e a implantação de políticas públicas e estratégias para a eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis do Programa Estadual de DST/Aids. Em homenagem a Luiza Matida, o Programa Estadual DST/Aids-SP deu o nome dela ao prêmio, destinado aos municípios do Estado de São Paulo que alcançarem a meta de eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS