Nos últimos anos, conquistas inéditas foram comemoradas pela Prefeitura de São Vicente referente a Segurança Pública. Na noite desta segunda-feira (18), foi dado mais um avanço no setor, com o anúncio da convocação de 54 novos agentes aprovados em concurso público para a Guarda Civil Municipal (GCM). A medida fará com que a instituição passe a ter o maior efetivo de sua história na Cidade, com 241 profissionais.
“É um desafio diário. Muitas vezes damos passos à frente e precisamos dar outros para trás. Mas com gestão e planejamento, estamos avançando com melhorias na segurança. Hoje os profissionais têm à disposição um sistema de monitoramento, radiocomunicadores e armamento para autodefesa. A responsabilidade é do Estado, mas estamos buscando soluções para apoiá-lo”, ressaltou o prefeito Kayo Amado durante a oficialização, realizada no Centro de Controle Operacional (CCO).
Após as nomeações, a Guarda passará a contar com estes 54 novos agentes, que passarão por capacitações nas quais vivenciarão experiências e adversidades que enfrentarão no dia a dia em suas novas funções. Posteriormente, estarão habilitados para atuar à frente da defesa e integridade do cidadão.
O comandante da GCM de São Vicente, Rubens Goes, destaca a iniciativa como mais uma medida preventiva do Município no combate à criminalidade. “Essas contratações intensificarão ainda mais o nosso trabalho preventivo nas ruas e nas praias. São grandes investimentos promovidos pela gestão que estão transformando o cenário da segurança em São Vicente”.
Já o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno, enfatiza a preparação desses novos guardas municipais como uma das principais estratégias da Cidade em prol do bem-estar da população. “O prefeito acaba de anunciar mais um importante reforço para a nossa Guarda. Semana passada tivemos a entrega dos quadriciclos. A estrutura está sendo qualificada, e a capacitação profissional precisa acompanhar isso. Implementaremos o exame toxicológico e outras medidas para fortalecer ainda mais o trabalho dos nossos agentes. As coisas estão caminhando para a frente”.
Investimentos
A contratação soma-se uma série de estratégias da Administração Municipal buscando ampliar os mecanismos de defesa da população, por meio do programa ‘São Vicente Mais Segura’.
Também compõem o pacote de investimentos a inauguração do Centro de Controle Operacional (CCO), sistema que integra GCM, Polícia Militar (PM) e Trânsito, monitorando pontos estratégicos com totens e câmeras de segurança; a entrega de radiocomunicadores com sistema de geolocalização via GPS para todo o efetivo; a aquisição de armas de fogo e coletes balísticos para autodefesa da Guarda; a entrega da moderna e estruturada nova base da GCM no Centro e de novas viaturas adaptadas ao uso policial para qualificar os patrulhamentos e agilizar o atendimento às ocorrências.