A taxa mundial de gravidez em adolescentes é estimada 46 nascimentos para cada mil meninas de 15 a 19 anos, de acordo com o site do Governo Federal. Visando chamar a atenção dessas jovens, moradoras de São Vicente, para evitar a gravidez prematura, o implanon será implantado de forma gratuita.
Um dos métodos contraceptivos considerados mais eficazes da atualidade, estará disponível neste sábado (9), a partir das 8h30, na UBS Central, localizada na Avenida Antônio Emmerich, 509, no bairro Vila Cascatinha.
As adolescentes inscritas deverão realizar teste rápido de HIV e sífilis, apresentar documento de identidade, comprovante de residência com endereço de São Vicente, comprovante escolar de matrícula e estar acompanhada de um responsável. A ação também contará com aula explicativa, roda de conversa e oficina sobre métodos anticoncepcionais e importância da prevenção não só da gravidez, mas, também, de doenças sexualmente transmissíveis.
No dia 23 de março haverá a segunda edição do mutirão, desta vez na Área Continental, na Unidade de Saúde da Mulher, localizada na Rua Salvador, 60, no bairro Jardim Irmã Dolores, a partir das 08h30.
Vale lembrar que já existe um protocolo na cidade que disponibiliza, por meio de mutirão, o contraceptivo para um público específico. São adolescentes que já tiveram um filho, mulheres em situação de rua, portadoras de HIV, dependentes químicas e profissionais do sexo. Até o momento, mais de 100 munícipes receberam o Implanon durante os mutirões realizados no município.