A primeira cidade do Brasil, São Vicente, poderá se tornar a capital simbólica do país, uma vez por ano, se o Projeto de Lei 3052/2023 for aprovado. A proposta tem como objetivo homenagear o povo vicentino, todos os dias 22 de janeiro, data de aniversário do município que marca, também, a Fundação da Vila de São Vicente.
Também foi na cidade que ocorreu a primeira eleição da América. Na época o pleito decidiu quem ocuparia os cargos de “oficiais da Câmara”, o que equivaleria aos vereadores da atualidade.
“São Vicente é o marco inicial da nossa história. Foi onde tudo começou. É mais do que justo reconhecer essa importância simbólica e histórica. Esse projeto é uma homenagem ao povo vicentino e a todo o Brasil. Não podemos deixar que a história se perca. Quando o povo conhece suas raízes, ele ganha força e identidade”, enfatizou a Deputada Federal Renata Abreu, autora do Projeto de Lei.
O Prefeito de São Vicente, Kayo Amado, que teve importante papel na articulação do projeto de lei, ressalta a importância do reconhecimento do Município: “Essa conquista será um orgulho para nós. São Vicente merece esse reconhecimento. É o lugar onde nasceu a democracia nas Américas. É uma cidade que avança com o esforço de todo o seu povo. Ver o local onde nasci e sempre vivi, explorando seus mais diversos potenciais e estar à frente da cidade neste momento é uma imensa felicidade”.



