Sarna atinge escola de Santos e mais de 10 alunos são afastados

Reprodução

A Unidade Municipal Escolar (UME) Emília Maria Reis, situada no bairro Vila Belmiro, em Santos, litoral paulista, está com 12 alunos e uma funcionária afastada após serem diagnosticados com escabiose, conhecida como “sarna humana”.

Todas as pessoas que estão doentes só poderão voltar ao ambiente escolar após a cura da doença, visto que a mesma é transmitida por meio de contato físico.

Mesmo com os casos confirmados, e alunos afastados, o calendário escolar segue normal e as aulas não foram canceladas, com a permissão do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig), órgão que garante condições necessárias para a proteção de saúde e bem-estar. Segundo a administração municipal, a unidade possui 458 alunos, e 12 deles estão com sarna.

O afastamento das 13 pessoas aconteceu no dia 20 de junho, e faz parte das medidas preventivas da Sevisa (Seção de Vigilância Sanitária), que esteve também presente na unidade escolar. Durante a vistoria, não foram encontrados indícios de descumprimento de medidas sanitárias.

Os casos de escabiose foram encaminhados às policlínicas próximas às residências de cada pessoa doente. Para os alunos e funcionários que permanecem normalmente na escola, diversas orientações foram passadas, como: higienização das mãos com álcool em gel e lavagem com água e sabão. Os responsáveis também foram instruídos.

Ainda segundo a pasta, a escola teve o reforço da higienização dos espaços com produtos específicos. Os órgãos sanitários também seguem acompanhando de perto todos os casos suspeitos e novas confirmações da doença para adotar qualquer nova medida, se necessário.

A Seduc (Secretaria de Educação) informou em nota que não haverá prejuízo aos alunos afastados, sendo que todo o conteúdo poderá ser reposto na volta às aulas.

Escabiose

A escabiose, ou sarna humana, como ficou conhecida, trata-se de uma lesão de pele que leva à coceira intensa do local atingido, e é provocada pelo ácaro parasita Sarcoptes Scabiei, variedade hominis. A doença é altamente contagiosa e transmitida por meio do contato direto prolongado com a pessoa infectada, roupas ou objetos contaminados. 

A escabiose causa um enorme desconforto e coceira, principalmente à noite, nos dedos e palma das mãos, punhos, auréolas (mamilos), coxas e genitais, mas também pode ser generalizado.

  • Prevenção:
  • Troque e lave as roupas de cama e de banho sempre que possível;
  • Mantenha os cômodos da casa higienizados, inclusive aqueles desocupados;
  • Troque diariamente de roupas, pois mesmo fora do corpo o ácaro sobrevive.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS