A Secretária de Segurança de Santos, Raquel Gallinati, anunciou que deixará o cargo após quase um ano de atuação, para assumir novos caminhos profissionais. A decisão foi comunicada durante a formatura dos 47 novos agentes da GCM (Guarda Civil Municipal), que reforçarão o efetivo da corporação.
A cerimônia aconteceu na sede da Associação Comercial de Santos (Centro Histórico), nesta sexta-feira (23). Os agentes realizaram o juramento oficial e receberam seus certificados após passarem por curso preparatório de seis meses, promovido pela Secretaria Municipal de Segurança (Seseg). Com os novos formandos, a cidade agora passa a contar com 458 guardas municipais — sendo 393 homens e 65 mulheres — atuando nas ruas.
A formação incluiu disciplinas teóricas como legislação, direitos humanos, primeiros socorros, técnicas de abordagem e mediação de conflitos. A parte prática envolveu treinamento com armas de fogo, defesa pessoal, condicionamento físico e táticas operacionais para diferentes situações de risco.
“São cidadãos que nos honram a cada atuação. O papel de cada um de vocês será extremamente importante para a nossa Cidade e para cada santista, que está depositando, ao longo desses 40 anos de corporação, uma confiança ímpar nos nossos guardas civis municipais. Por esse compromisso, avançamos e fizemos mais investimentos em equipamentos, agentes e capacitações, para que continuem cumprindo essa nobre missão”, discursou o prefeito Rogério Santos.
A secretária de Segurança, Raquel Gallinati, parabenizou os novos guardas municipais, destacando os desafios da corporação. “Conhecer cada passo e obstáculo enfrentado nos faz admirar ainda mais os agentes que vestem a farda azul. Dou as boas-vindas aos novos guardas presentes, que com todo o esforço e dedicação durante o período de capacitação, mantiveram a escolha de uma missão nobre: proteger a nossa sociedade”.
Com a chegada dos novos agentes, será possível intensificar as rondas preventivas, ampliar as ações integradas com outras forças de segurança e reforçar a presença em regiões com maior demanda por policiamento, além dos principais pontos turísticos e comerciais.
Além dos formandos, o prefeito anunciou que, a partir de 13 de junho, vai convocar mais 50 futuros guardas aprovados em concurso. “Para que cada vez mais a GCM avance. A nova chamada completa o nosso compromisso com a Cidade”.
Anúncio
Durante a solenidade, a delegada anunciou que deixará o cargo mas seguirá atuando na segurança pública e na diretoria da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol).
Quem comandará interinamente a pasta será o tenente-coronel Daniel Onias Nossa, bombeiro aposentado que chefiou a Defesa Civil nos últimos 14 anos, agindo no planejamento de medidas preventivas e levando segurança às áreas de risco, conforme informou o prefeito à imprensa após a cerimônia.
“Meu principal objetivo durante este tempo na pasta será ouvir as maiores demandas dos servidores da Secretaria de Segurança e da população, que necessita de amparo e atenção para questões relacionadas à sua proteção. Meu trabalho será dividido em três pilares: constância, seriedade e integração, principalmente com outras forças de segurança”, declarou Onias.
Engenheiro da Defesa Civil, José Carlos Turziani da Silva, servidor público há 33 anos e que já esteve à frente da Coordenadoria de Riscos Naturais e Tecnológicos, assumirá a Defesa Civil – função que já teve experiência de atuar anteriormente, em ocasiões de substituição e representação de Onias.



