Segundo óbito por meningite é confirmado em São Vicente; Escola onde vítima trabalhava está em estado de alerta

A professora e diretora da rede municipal de ensino de São Vicente, Valéria Morozetti Rios, veio à falecer na última terça-feira (30), após 5 dias internada na Santa Casa de Santos. A causa da morte foi confirmada como meningite.

Segundo a Prefeitura da cidade onde a educadora trabalhava, desde o início a Sesau e a Secretaria de Educação (Seduc) estão acompanhando a evolução do caso e tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança e saúde de todos os alunos, professores e colaboradores da escola na qual Valéria atuava.

O período para contágio da doença é de dois a dez dias. Até o momento, mais nenhum caso foi registrado na escola. Na última segunda-feira (29) uma equipe da Sesau esteve na unidade de ensino explicando sobre o ocorrido e sanando todas as dúvidas dos funcionários.

Nesta sexta-feira (03), pela manhã, uma das médicas especialistas da Sesau estará na escola para fornecer mais informações aos pais dos alunos, professores e funcionários. Também está sendo elaborado um material didático informativo sobre a doença, que será distribuído, posteriormente, na rede de ensino.

Não há, até o momento, nenhum indicativo de que as pessoas que frequentam a unidade, corram qualquer risco de contraírem a doença, uma vez que há fortes indícios de ser um caso isolado.

Ainda de acordo com a Prefeitura, pelo tipo de bactéria que acometeu a servidora Valéria, não houve necessidade de quimioprofilaxia (uso de antibióticos de maneira preventiva) para as pessoas que tiveram contato com a diretora.

Vacinação

A administração municipal ressalta que o melhor mecanismo de combate à doença é a vacinação em massa.

O imunizante está disponível nas 26 Unidades Básicas de Saúde da Cidade, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, além posto de vacinação do Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365 – Centro), que funciona de segunda a sábado, das 10h às 19h. As doses disponíveis contra as principais causas de meningite são:

  • Meningo C: aos 3 meses, 5 meses e 12 meses;
  • Pneumo 10: aos 2 meses, 4 meses e 12 meses;
  • BCG: ao nascer; – Pentavelente: aos 2 meses, 4 meses e 6 meses;
  • ACWY: de 11 a 14 anos.

Em 2024, até agora, foram confirmados três casos de meningite e dois óbitos. Em 2023, foram constatados 11 casos e duas mortes.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS