Os servidores públicos de Praia Grande, litoral paulista, anunciaram que entrarão em greve a partir de sexta-feira (21), após a administração municipal não apresentar proposta de reajuste salarial para a categoria. “Acabou a palhaçada. Respeitamos o caminho do diálogo e fomos tratados como bobos.”, publicou o sindicato nas redes sociais.
Na última terça-feira (11), os servidores públicos se reuniram em frente ao Paço Municipal, pedindo pelo reajuste salarial, visto que a data base é em janeiro, e até o momento o Sindicato dos Trabalhadores Municipais não havia recebido proposta oficial. Em reunião entre o presidente da categoria Adriano Pixoxó, secretários municipais, e o prefeito Alberto Mourão, ficou acertado que uma proposta seria apresentada na sexta-feira (14) para ser discutida em assembleia na segunda-feira (17).
A categoria, porém, foi surpreendida com um valor de zero reajuste salarial apresentado pela administração municipal por meio de um ofício, e os presentes na reunião votaram a favor da deflagração da greve para a próxima sexta-feira (21), a partir das 8 horas, na entrada da cidade.
De acordo com o advogado do sindicato, Sérgio Boscayno, o documento da Prefeitura de Praia Grande deixa claro que o prefeito não pretende reajustar o salário dos servidores neste exercício vigente, bem como nos próximos dois.
“Um monte desculpas esfarrapadas, se escorando em Lei Complementar daqui e acolá, quando bem sabemos que os números da previsão orçamentária do período dão margem para providenciar os devidos reajustes sem ferir o limite prudencial. Está tudo registrado no portal de transparência! Uma vergonha sem precedentes, num novo (velho) governo que mal sentou na cadeira!”, publicou o sindicato nas redes sociais.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura de Praia Grande informa que ainda está efetuando estudos do impacto financeiro relacionados a campanha salarial dos servidores municipais deste ano de 2025. A Administração Municipal explica ainda que é necessário aguardar o mês de abril para que tenha um cenário mais certeiro para poder ter uma melhor definição.
A Administração Municipal ressalta que em momento nenhum informou que não haverá reajuste este ano e nem nos próximos anos. Está havendo uma interpretação errada do documento encaminhado para o Sindicato e propagada em redes sociais. A Prefeitura está dedicando esforços para realizar o reajuste da categoria.
Entre outros, ficou claro no documento que o último aumento foi concedido aos servidores em abril de 2024, ou seja, há menos de um ano. “Considerando que estabelece a CF no artigo 37, X, que a revisão geral anual ocorrerá na mesma data, abrangendo doze meses, fato que por só nos remete a definição e efetivação valores a partir do próximo mês de abril do corrente.
A Prefeitura reforça que está buscando dentro da atual situação orçamentária a medida cabível para valorizar os servidores, seguir com o pagamento em dia dos funcionários e na prestação dos serviços nas mais diversas áreas para a população.



