Sete pessoas foram presas, suspeitas de envolvimento em crimes como furto, roubo e receptação de celulares no litoral de São Paulo. A operação da Polícia Civil ainda apreendeu mais de 8 mil celulares espalhados em comércios na Baixada Santista.
As cidades alvos da ação realizada na quinta-feira (9) foram: Santos, Bertioga, Guarujá e Cubatão. Os agentes se deslocaram para pontos estratégicos previamente identificados e inspecionados nas regiões.
O esquema descoberto possibilitou a apreensão de mais de 8 mil celulares espalhados em comércios. Eles serão analisados pelas equipes policiais para identificação de suas origens e eventuais vínculos com atividades ilícitas.
A rede de receptação permitia que os aparelhos fossem desmontados e as peças servissem para realizar consertos de celulares no comércio ou para revender a terceiros e abastecer o mercado ilegal.
Os detidos também responderão por crimes de descaminho e infrações contra a ordem tributária. Os trabalhos seguem em andamento com o objetivo de concluir todas as etapas da operação. A contagem dos aparelhos ainda está sendo contabilizada.
A ação visa o enfrentamento de crimes relacionados a aparelhos celulares no período de férias, onde muitos turistas visitam o litoral de São Paulo.