Shopping de São Vicente recebe exposição da Esquadra do Descobrimento do Brasil

A partir desta sexta-feira (19), o Brisamar Shopping recebe a exposição da Esquadra do Descobrimento do Brasil. A mostra apresenta 13 réplicas de embarcações, uma da Nau Capitania de Martim Afonso de Souza e também da Ponte Pênsil. Os visitantes podem conferir o acervo no terceiro piso, no horário de funcionamento do mall. A entrada é gratuita.

A mostra é uma realização do Brisamar Shopping, da Prefeitura de São Vicente e do SENAI-SP, em comemoração ao dia 22 de abril, que marca o descobrimento do Brasil.

“Além de celebrar a data, a exposição também divulga as possibilidades de construção de maquetes de média fidelidade, em madeira, que podem ilustrar e materializar bens móveis e imóveis de qualquer natureza”, afirma Daniel Silva, diretor do SENAI.

Para Viviane Morimoto, gerente de marketing do Brisamar Shopping, a ação está atrelada à história da cidade. “São Vicente é a primeira do país, o Brasil começou por aqui. Então, nada melhor que relembrar e aproximar o público desse início”, destaca.

A exposição segue no shopping até o dia 12 de maio. De segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas; e aos domingos, das 12 às 22 horas.

Sobre a exposição:

A iniciativa surgiu no final dos anos 90, quando especialistas do SENAI-SP decidiram construir as réplicas da esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral para comemorar os 500 anos do descobrimento do Brasil. O processo foi realizado com os alunos do curso de nautimodelismo, em 1998.

Ao todo, foram três meses de pesquisa e 18 meses de construção. Em 2023, os itens passaram por um processo de restauração e reconstrução que durou 10 meses.

A mostra já passou por diferentes lugares do Brasil. Na Baixada Santista, já esteve no SESC, na Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS), no Outeiro de Santa Catarina e também na Casa Martim Afonso, em São Vicente.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS