O sino Vox Patris (Voz do Pai), que pesa 55 toneladas, apelidado como o “Maior peregrino do mundo”, passou por uma carreata pela cidade de Santos, litoral paulista, com destino a basílica do Divino Pai Eterno, situada em Trindade, na Região Metropolitana de Goiás. Neste sábado (24), uma missa foi celebrada na Catedral, para marcar sua passagem pelo município.
O transporte foi realizado por um caminhão adaptado para suportar a peça de quatro metros de altura. O sino ficou exposto Praça José Bonifácio durante todo o dia, e após a celebração religiosa, começou a peregrinação por cidades de diversos estados brasileiros. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza a escolta oficial do veículo até Goiás.
A peça desembarcou na cidade de Santos no último dia 17, e passará por diversos pontos do Brasil. A inauguração do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno está prevista para 2026.
Confira a programação do sino:
- 24 de maio: 17h30 – missa em ação de graças pela chegada do sino – Catedral de Santos
- 31 de maio: 17h30 – missa em Brasília-DF – Catedral Militar Rainha da Paz
- 1º de junho: 13h30 – recepção do sino em Trindade – Trevo do Pe Pelágio, GO-060
- 1º de junho: 17h30 – missa do sino em Trindade – Praça do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno
Maior do mundo
Feito na cidade de Gdansk, na Polônia, o sino saiu do país com destino ao porto de Hamburgo, na Alemanha. No dia 19 de abril, atravessou o Oceano Atlântico até o Porto de Santos, em uma viagem que durou 35 dias, totalizando mais de 10 mil quilômetros.
Seu destino final será a Basílica do Divino Pai Eterno, em Goiás, onde será instalado no campanário do novo santuário. Fundido em bronze, o maior peregrino do mundo carrega em sua estrutura imagens que narram os 185 anos da devoção ao Divino Pai Eterno, desde o encontro do medalhão com a imagem da Santíssima Trindade em 1840 até a construção do novo santuário.
Enquanto o campanário não é concluído, o sino será exibido em um espaço especial para visitação dos devotos durante a Romaria 2025 que acontece de 27 de junho a 06 de julho em Trindade-GO. Ele chegou ao Brasil acompanhado por dois sinos menores, que também farão parte da estrutura da Nova Casa do Pai.
Segundo o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Marco Aurélio, o sino é um símbolo de fé e memória coletiva. “O sino Vox Patris é, na verdade, um mensageiro, como eu sou, como nós somos, mas é um instrumento que eternizará esse momento histórico, esse momento de fé, que traz aqui a centralidade de tudo aquilo que é desejo do nosso coração, desejo dos Romeiros”, destacou o reitor.
A TV Pai Eterno transmitirá a celebração ao vivo para todo o Brasil em sinal digital aberto e também pela internet, neste site e no canal oficial no YouTube, garantindo que os fiéis de todas as regiões possam participar deste momento de fé e devoção.



