No terceiro dia da terceira saída temporária do ano, concedida pela Justiça aos detentos em regime semi-aberto, o número dos recapturados já chega a 416 em todo o estado de São Paulo. Cerca de 40% das prisões aconteceram na capital paulista e na Grande São Paulo, porém, em Santos, 13 presidiários foram detidos desrespeitando as regras.
Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), em Ribeirão Preto, 70 detentos foram presos; em Sorocaba, 34; em São José do Rio Preto, 30; em Piracicaba, 25; em São José dos Campos, 24; em Campinas, 23; em Presidente Prudente, 17; em Santos, 13; em Bauru, 11; em Araçatuba, 2.
No primeiro dia do benefício, o município de Santos já contabilizava três recapturados, porém, o número mais do que triplicou passados três dias dos detentos na rua.
No litoral de São Paulo, foram 3.373 reeducandos liberados para a saída temporária, sendo 1.452 de São Vicente, 1.912 de Mongaguá e 9 de Praia Grande.
CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP! A NOTÍCIA CHEGA NA PALMA DA SUA MÃO!
Durante a “saidinha”, os detentos não podem violar as medidas impostas pela Justiça para manter o benefício. Eles precisam permanecer na cidade informada à Justiça, não estar nas ruas no período noturno, ficam proibidos de frequentar bares, boates, envolver-se em brigas ou praticar qualquer outro ato considerado grave perante o Poder Judiciário.
O descumprimento resulta na prisão e no retorno ao sistema prisional, conforme portaria publicada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), com anuência da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), no ano passado.
Os detentos recapturados são encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para exame pericial e, em seguida, levados ao sistema prisional.