O Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (SOPESP) realizou, na quinta-feira (12), o II Encontro SSMA, reunindo diversos profissionais dos setores de saúde, segurança e meio ambiente para debater a importância da gestão de riscos nas operações portuárias.
O evento, que aconteceu em Santos, contou com uma programação que abordou temas de grande relevância para o setor portuário.
De acordo com Hemerson Braga, consultor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da SOPESP, o evento reúne profissionais das áreas de segurança do trabalho, jurídica, saúde e operações para discutir a gestão de riscos, um tema fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores e a eficiência das operações portuárias. “O II Encontro SSMA foi uma oportunidade para compartilhar conhecimento e trocar experiências, sempre em busca da melhoria contínua para aperfeiçoar ainda mais as atividades realizadas nos Portos, protegendo ainda mais nossos trabalhadores e os operadores portuários”, comentou Hemerson.
Um dos temas abordados foi “Ergonomia na NR-01 e também na NR 17: como usar a Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) e a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) e como atrelar os documentos ao Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)”, e teve como palestrante o Eng de Segurança do Trabalho e Ergonomista o Sr Eduardo Marcatto.
Em seguida, o destaque foi a apresentação sobre Onboarding, com o tema “Caminhos da Segurança: uma experiência gamificada de integração”, conduzida por George Ramos, membro da equipe do Eng Renato Ferreira da Silva Gerente de HSQ da nossa associada BTP.- Brasil Terminal Portuário.
Encerrando o ciclo de palestras, o debate abordou o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR): inventário de risco e ordem de serviço, com a participação de Hemerson Braga.