A PierSec, startup de cibersegurança santista da empresa ZPT Digital, elaborou uma solução para fortalecer a segurança digital e a governança nas operações de portos e indústrias, o CyberPort Security. O projeto foi finalista da III Jornada ESG Porto de Santos, prêmio cujo objetivo é promover um desenvolvimento portuário mais sustentável.
O CyberPort Security foi criado para responder ao estado crítico da cibersegurança nas operações portuárias, dada a crescente vulnerabilidade das infraestruturas críticas e falta de estratégias de mitigação robustas.
Segundo o diretor de Cibersegurança da PierSec, Alex Vieira, o objetivo desta solução é fortalecer a segurança digital e a governança nas operações de portos e indústrias. “Nosso projeto visa criar uma infraestrutura digital segura e resiliente para o setor portuário e industrial, garantindo a continuidade das operações, com foco em avaliação de maturidade e mitigação de riscos cibernéticos”, explica.
Entre os principais resultados da solução, estão a redução de 30% nos incidentes cibernéticos reportados; Diminuição de 40% no Tempo Médio de Resposta a Incidentes (MTTR); aumento de 75% no índice de maturidade em cibersegurança; conformidade de 95% em auditorias externas; envolvimento de 100% dos colaboradores em treinamentos e campanhas de conscientização e o aumento de 75% na eficiência operacional.
De acordo com Alex, o projeto gerou impactos duradouros: “Ele garantiu a disponibilidade operacional do porto e beneficiou a economia regional e nacional. Os resultados são replicáveis em outras infraestruturas críticas, contribuindo para uma segurança digital mais abrangente no Brasil.”