O julgamento do pedido de homologação da sentença na Itália que condenou o ex-atacante Robinho à pena de nove anos de prisão por estupro acontecerá na próxima quarta-feira (20), na Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A Itália solicita que o atleta cumpra a pena pelo crime no Brasil, já que a lei brasileira impede a extradição de cidadãos brasileiros, mesmo para servir uma sentença penal. A sessão terá transmissão ao vivo no canal oficial do STJ no Youtube, e será aberta à imprensa presencialmente, com espaço apenas para 36 lugares.
O julgamento será realizado pela Corte Especial do STJ, formada pelos 15 ministros mais antigos da Casa. No início serão realizadas as sustentações orais do Ministério Público e da defesa do atleta, que poderão fazer a exposição do caso por até 15 minutos cada. Na sequência, o relator fará a leitura do seu voto. Os demais ministros votam logo depois, por ordem de antiguidade.
A previsão é de que o julgamento termine no mesmo dia, porém, um eventual pedido de vista de qualquer um dos ministros, poderá interromper e adiar a conclusão da análise em até 90 dias.
Além do ex-jogador, outros cinco brasileiros foram denunciados por participarem do abuso sexual. No entanto, apenas Robinho e seu amigo Ricardo Falcão foram condenados até o momento.