Um homem, de 40 anos, foi preso em Guarujá, litoral paulista, por ser suspeito de integrar uma facção criminosa do Piauí, e divulgar casas de apostas na internet com o objetivo de lavagem de dinheiro. O mandado de busca e apreensão foi cumprido contra o investigado pela Deic da região, por pedido da Polícia Civil daquele estado.
A ação aconteceu na manhã de sexta-feira (8), em um apartamento no bairro Pìtangueiras, onde o homem morava há três anos. Ainda é apurado se o mesmo atuava apenas nesta cidade, ou se estava também em outras cidades da Baixada Santista. Cerca de R$ 200 milhões já teriam sido apreendidos referentes ao montante divulgado por essa quadrilha na qual o suspeito atua.
Em coletiva de imprensa, no Palácio da Polícia de Santos, o delegado de Polícia Divisionário da Deic, Fabiano Barbeiro, explicou sobre o caso. “Fomos acionados pela Polícia Civil do Piauí para cumprir mandado de prisão em relação ao investigado por suspeita de participação num esquema de lavagem de dinheiro do crime organizado, especialmente da organização criminosa que atua mais frequente no Nordeste, a Família do Norte. Esse indivíduo estaria aqui na Baixada Santista agindo em prol da organização. Ele tem participação, seria o representante de uma casa de aposta, que na verdade esconderia um esquema de lavagem de dinheiro do crime organizado. Na data de hoje demos cumprimento a esse mandado, fomos a dois endereços e em um deles conseguimos localizá-lo. Comunicamos a Autoridade Policial do Estado do Piauí para que venha tomar conhecimento da prisão e possa fazer o interrogatório desse indivíduo”.
Neste sábado (9), o criminoso irá passar por audiência de custódia, no Fórum de Justiça de Santos, e caso tenha sua prisão mantida, será enviado posteriormente ao Piauí, onde a Polícia Civil local realiza investigações acerca do crime.