A partir de maio, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer um novo exame para a prevenção do câncer de colo do útero: o teste molecular para detecção do HPV (Vírus do papiloma humano). Diferente do papanicolau, que identifica alterações celulares já existentes, o novo teste é capaz de detectar o DNA do vírus HPV antes que as alterações apareçam, o que ajuda no diagnóstico precoce.
A implementação do teste será gradual. Pernambuco é o primeiro estado a receber o novo exame. A expectativa do Ministério da Saúde é ampliar a oferta para outros estados ao longo do ano.
Para as pacientes, a coleta continuará sendo feita no consultório ginecológico, mas a análise do material será diferente, permitindo detectar o vírus com anos de antecedência, o que permite um intervalo maior entre os exames e um rastreamento mais eficiente, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O câncer de colo do útero é o terceiro tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o país deverá registrar cerca de 17 mil novos casos da doença. O HPV, principal causador do câncer de colo do útero, pode ser combatido com vacinação e acompanhamento preventivo.



