A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta à população sobre temporais que atingirão a Baixada Santista a partir desta quarta-feira (29), com previsão de seguirem até o final de semana. Um fenômeno meteorológico chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve chegar à região trazendo chuvas persistentes e volumosas.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a ZCAS mantém a formação de nuvens carregadas, com previsão de acumulados significativos de chuva nos próximos dias. As áreas mais afetadas incluem a Grande São Paulo, o Vale do Ribeira, o Vale do Paraíba, o litoral paulista e regiões do interior, onde já foram registrados impactos como enchentes e deslizamentos.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também está com dois tipos de alerta em vigor, sendo um laranja de perigo e outro amarelo de perigo potencial, ambos com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O alerta amarelo foi iniciado na terça-feira (28), e permanece até sexta-feira (31), indicando chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h) em toda a Baixada Santista. Já o laranja está válido apenas para Cubatão, Guarujá, Bertioga e Área Continental de Santos, onde pode chover ainda mais, com chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h).
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).



