RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Temporal na Baixada Santista deve durar até fim de semana e Defesa Civil alerta população

Reprodução

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta à população sobre temporais que atingirão a Baixada Santista a partir desta quarta-feira (29), com previsão de seguirem até o final de semana. Um fenômeno meteorológico chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve chegar à região trazendo chuvas persistentes e volumosas.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a ZCAS mantém a formação de nuvens carregadas, com previsão de acumulados significativos de chuva nos próximos dias. As áreas mais afetadas incluem a Grande São Paulo, o Vale do Ribeira, o Vale do Paraíba, o litoral paulista e regiões do interior, onde já foram registrados impactos como enchentes e deslizamentos.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também está com dois tipos de alerta em vigor, sendo um laranja de perigo e outro amarelo de perigo potencial, ambos com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta amarelo foi iniciado na terça-feira (28), e permanece até sexta-feira (31), indicando chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h) em toda a Baixada Santista. Já o laranja está válido apenas para Cubatão, Guarujá, Bertioga e Área Continental de Santos, onde pode chover ainda mais, com chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h).

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS