O desenvolvimento, cada vez mais, vai atravessando a ponte. Aos poucos, o vicentino pode se deparar com os avanços relativos ao projeto de extensão do VLT à Área Continental do Município, que contemplará mais de 150 mil habitantes, levando conforto, qualidade de vida e um novo horizonte para a região, através da construção de quatro novas estações (Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e Terminal Samaritá).
As tratativas avançaram com a abertura de uma consulta pública do Governo do Estado para o envio de sugestões e contribuições sobre o projeto, cuja finalidade é abrir um espaço para que a população manifeste suas considerações, para que, posteriormente, seja dado início ao processo de licitação para contratação da empresa responsável pela realização das obras.
Na manhã de quarta-feira (12), inclusive, o Prefeito Kayo Amado reuniu-se, no Salão Nobre do Paço Municipal, com o diretor-presidente da EMTU, Edilson José da Costa, e demais representantes, para discutir sobre a chegada do meio de transporte à região.
Paralelamente, as intervenções correspondentes ao primeiro estágio seguem avançando, seguindo o cronograma estabelecido pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), responsável pela fiscalização dos trabalhos. Neste momento, o Consórcio Paulitec-Agis (empresa que executa a obra) está realizando a recuperação das estacas da ponte, concluindo a desmontagem e remoção das estruturas metálicas antigas e a recuperação das estruturas de concreto armado da ponte ferroviária. Ainda neste mês, será iniciada a instalação das novas estacas da ponte para a sustentação da estrutura rodoviária com as novas passarelas para ciclistas e pedestres.
Com 7,5 km de extensão em via dupla, quatro novas estações e uma ciclovia adjacente à linha ferroviária, a segunda etapa já encontra-se em sua fase final para a licitação. A consulta pública está aberta até o dia 24 de abril, podendo ser enviada no e-mail: consultavlt@emtu.sp.gov.br.
“Por muito tempo o vicentino sonhou com algo que parecia distante. Agora, você anda pela ponte e já se depara com as intervenções. Já é realidade! Um investimento que conseguimos junto ao Governo do Estado, com aporte de mais de R$500 milhões, para trazer qualidade de vida e mais desenvolvimento à nossa Área Continental. Tá acontecendo! Desenvolvimento e qualidade de vida para a nossa Área Continental”, ressaltou o Prefeito Kayo Amado.
Como destacado pelo Prefeito, o projeto é fruto de grande investimento do Estado, contando com apoio da municipalidade no fornecimento de informações técnicas sobre a estrutura da Área Continental, organização e sinalização do trânsito para a realização das devidas intervenções, comunicação à população sobre os avanços da obra, etc.
“Ao acompanhar de perto essas obras, que são fundamentais para a mobilidade de toda a região metropolitana, reforçamos o cumprimento dos prazos por parte da construtora”, afirmou o diretor-presidente Edilson. “E sempre contando com a parceria da administração municipal de São Vicente, que tem sido importante para o sucesso do empreendimento e será decisiva na integração do VLT com o sistema de transporte do município”.
Trânsito
Para o prosseguimento dos trabalhos, o Consórcio Paulitec-Agis solicitou a implementação de uma operação ‘Pare e Siga’ na noite desta terça-feira (18), das 21h às 4h. A medida visa garantir a segurança dos condutores, pedestres e dos profissionais responsáveis pela obra. A escolha pelo horário da noite e madrugada foi feita para minimizar os impactos de quem se desloca entre as regiões durante o dia. Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) estarão no local para orientar a população.
Desenvolvimento
A extensão do VLT à Área Continental é acompanhada por uma série de projetos que visam potencializar o desenvolvimento da região. A Administração Municipal traçou três pilares para alavancar o crescimento socioeconômico: fomento à construção civil, recuperação do eixo centro-praia e o investimento na Área Continental, que, desde então, tem sido contemplada com as tratativas para inserção de áreas da região na Poligonal do Porto, a reurbanização da Avenida Ulisses Guimarães – um dos principais eixos comerciais da Cidade – e a própria extensão do VLT.