As ruas José do Patrocínio, Santos Dumont e Rodrigo Silva, no Macuco, vão ganhar melhorias na rede de drenagem, passeios no padrão Calçadas para Todos, nova pavimentação asfáltica e reforço na arborização.
Os serviços da Prefeitura, que começaram esta semana pela Rodrigo Silva, têm por objetivo recuperar essas vias, com intenso trânsito diário de veículos, inclusive pesados. “Funcionam também como rotas alternativas para acesso à avenida perimetral e às avenidas Siqueira Campos e Conselheiro Rodrigues Alves, importantes corredores arteriais de movimentação longitudinal e transversal para a Zona Leste”, explicou o secretário Fabrício Cardoso, titular da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).
PROJETO
De acordo com o engenheiro civil Hélio Santos Jr., da Seinfra, o projeto envolve trecho de 400m da Santos Dumont e da Rodrigo Silva, ambas entre a Rodrigues Alves e a Siqueira Campos (canal 4), e na José do Patrocínio, da Senador Dantas à Almirante Tamandaré, em uma extensão de 460m.
Haverá reestruturação de 774m redes de microdrenagem, assentamento de 532m de tubos de PVC de 100 milímetros para águas pluviais, 26,60m de tubulação pead (polietileno de alta densidade) para ligação predial de água e igual metragem de PVC para rede coletora de esgotos. Serão reformadas ainda 25 bocas de lobo. Está prevista a construção de 2,3km de meios-fios e de 8.477,88 m² de passeios com acessibilidade.
Após a fresagem de 1.596,36m² de pavimento antigo e o arrancamento de 8.675,02m² de paralelepípedos, será providenciada a recomposição da base, para aplicação final de camada asfáltica, que cobrirá 10.351,23 m². Para finalizar, poda de conservação de 48 árvores, revolvimento e limpeza manual do solo, aplicação de adubo e calcário para correção do PH (teor de alcalinidade) do solo e plantio de 22 unidades, seguindo-se sinalização viária.
INVESTIMENTO
Os trabalhos estão a cargo da empreiteira Compasso Construções Terraplanagem e Pavimentação Ltda. O investimento é de R$ 5.958.600,00, sendo R$ 5.743.773,00 de emenda do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa e o restante, do orçamento municipal.