O Governo do Estado de São Paulo informou que nesta segunda-feira (28), será apresentado aos moradores do bairro Macuco, na cidade de Santos, uma nova proposta de traçado para a construção do Túnel Santos-Guarujá.
Na última quarta-feira (23), o Projeto de Lei n° 655/2024 que autoriza a contratação de parceria público-privada para a construção, operação e manutenção da ligação seca entre as cidades foi sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas.
A nova proposta do traçado considera algumas mudanças importantes para a região que é a mais afetada, e tem como objetivo minimizar esses impactos para as 776 que estavam previstas para a desapropriação. O Governo também aguarda a aprovação do EIA-Rima para a licença ambiental.
O próximo passo é reunir toda a documentação atualizada para encaminhar ao Tribunal de Contas da União (TCU), em dezembro. A previsão é de que o edital da PPP do Túnel Santos-Guarujá seja publicado no segundo trimestre de 2025 e o leilão realizado no segundo semestre de 2025.
O Túnel Imerso Santos-Guarujá é uma parceria do Governo de São Paulo com o Ministério de Portos e Aeroportos, e participação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Autoridade Portuária de Santos (APS).
O empreendimento é uma demanda centenária da população da Baixada Santista e vai reduzir o tempo de deslocamento entre os dois municípios. Atualmente, mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens utilizando barcos de pequeno porte (catraias) e as balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.