RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

União Imperial lança enredo para 2026 com lançamento de curta-metragem, shows e homenagens; Confira!

Reprodução

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba União Imperial realiza no próximo sábado, 7 de junho, a partir das 20h, a Festa de Lançamento do Enredo – Carnaval 2026, em sua Quadra de Ensaios ’Elizabeth Chaga Bento – Tia Iza’ (R. São Judas Tadeu, 20/26), no Marapé, em Santos (SP). A entrada é gratuita.

O evento terá uma extensa programação, que conta com shows da Velha Guarda da União Imperial e da cantora Simone Ancelmo, o lançamento do curta-metragem “Tia Telma”, homenagens aos enredistas Dionaldo Farias e Zenaide Zampieri (in memoriam) e ainda a entrega de certificados aos alunos do 1º Curso de Formação para Aderecistas do Projeto Crescer, iniciativa da agremiação.

O enredo para o Carnaval 2026 será anunciado durante o evento e terá novamente a assinatura do carnavalesco Wallacy Vinycios. O lançamento também marcará a apresentação da equipe de trabalho da agremiação, liderada pelo presidente Luiz Alberto Martins (Pelé).

Já o curta-metragem “Tia Telma”, que terá trechos exibidos pela primeira vez ao público, é uma produção da Orvalho Filmes, com direção de Eduardo Ferreira. A obra narra o legado de Telma Muniz dos Santos, que por mais de 20 anos liderou a Ala de Baianas da União Imperial e que ainda é lembrada como referência na agremiação.

Sobre os homenageados

Dionaldo Farias e Zenaide Zampieri foram responsáveis pela autoria de alguns dos principais enredos da União Imperial nas décadas de 1980 e 1990. A saudosa Zenaide, que estará representada por seus familiares, assinou, entre outros, “Chuvas de Prata” (1981), “Amanheceu, Hoje é Ontem” (1985) e “Assim Diz O Poeta” (1986), sendo que os
dois últimos levaram a escola a títulos do Grupo Especial.

Já Dionaldo Farias, que estará presente no evento, foi autor de sete temas para agremiação, entre eles “O Calendário” (1980), “As Águas Vão Rolar” (1987), “Viva o Rei” (1988) e “Aos Mestres Com Carinho” (1993), que também foram consagrados na Passarela do Samba com vitórias – sendo o primeiro no Grupo de Acesso e, os demais,
no Grupo Especial.

Sobre o Projeto Crescer

Criado em 2026, o Projeto Crescer foi iniciado com o 1º Curso de Formação para Aderecistas. A atividade, gratuita, contou com 18 aulas e capacitou os alunos para o mercado do Carnaval. O curso foi idealizado pelo carnavalesco da escola, Wallacy Vinicyos, e orientado pelo artesão Carlos Lima, responsável por liderar os ateliês de fantasia nos últimos três Carnavais da “Verde e Rosa”.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS