A expectativa para a virada do ano está alta, e só na cidade de Santos, é esperado um público de 1 milhão de pessoas na orla da praia para admirar a queima de fogos. Mas o tempo é uma preocupação importante para que festa não acabe em perigo. Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, o último dia de 2024, e o primeiro de 2025, serão marcados por características típicas do verão.
Entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, o sol predominará durante boa parte do dia, garantindo altas temperaturas e sensação de abafamento. Contudo, o calor intenso combinado com a umidade do oceano e da Amazônia favorecerá a formação de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e até granizo para o território paulista.
Apesar de os modelos meteorológicos não indicarem acumulados elevados, as chuvas dos últimos dias deixaram o solo encharcado e isso aumenta o risco de deslizamentos de terra e alagamentos em áreas vulneráveis.
A Defesa Civil orienta a população a redobrar a atenção, especialmente em áreas de risco, como morros e encostas. Portanto, de acordo com a previsão do tempo, há possibilidade de pancadas de chuva, mas a expectativa é que na hora da virada, o tempo esteja firme.
Na Baixada Santista a temperatura máxima deve ficar em 28ºC. Em praias, atenção redobrada. Raios podem atingir áreas abertas antes mesmo de a chuva começar. Ao identificar nuvens escuras, busque abrigo em locais seguros.