VII Festival Ka.Ora promete emoção e superação na praia da Aparecida em Santos; Saiba mais

O VII Festival Ka.Ora, evento que faz parte das comemorações do Outubro Rosa, chega em mais uma edição na cidade de Santos, na Praia da Aparecida, em frente à Escola Estadual Escolástica Rosa. Será no dia 5 de outubro (sábado), das 7h às 14h e reunirá 14 equipes formadas exclusivamente por mulheres, divididas entre as categorias Ka.Ora, com mulheres sobreviventes do câncer de mama, e Wahine, com simpatizantes da causa.

Com uma proposta de competição amistosa e celebração da vida após o câncer, o festival é uma das principais iniciativas de conscientização sobre a prevenção e luta contra o câncer de mama no Brasil.

Cristiane, coordenadora do Projeto Ka.Ora, comenta sobre a importância do evento: “Nosso VII Festival Ka.Ora será no dia 5 de outubro, sábado, véspera das eleições municipais, na praia em frente à Escola Estadual Escolástica Rosa, local propício para as saídas das canoas havaianas em segurança. Há também espaço de areia razoável para montagem do palco e das tendas que abrigarão as áreas técnicas, as equipes e parte do público que vierem nos prestigiar”.

Cristiane destaca que o festival, além de promover a prática esportiva, é um momento de união e celebração para as mulheres que enfrentaram ou estão enfrentando o câncer de mama.

O evento contará com diversas atividades, começando com um briefing às 7h, seguido pela entrega das pulseiras para as equipes. A primeira bateria da competição de canoas havaianas, que ocorre em formato catamarã para maior segurança e estabilidade, está prevista para começar às 8h30.

A programação incluirá não apenas as competições, mas também apresentações culturais e a tocante Cerimônia das Rosas, um dos momentos mais emocionantes do festival. Durante a cerimônia, cada participante e o público recebem uma rosa, e uma das remadoras faz uma homenagem às mulheres que perderam a batalha contra o câncer: “Celebramos a vida e recordamos as nossas amadas companheiras que partiram na luta contra essa doença brutal”, ressalta Cristiane.

Este ano, o festival terá uma participação especial de duas equipes de remadoras rosas de outras localidades: o grupo Remama da USP e a UmaUma, que treina na represa de Guarapiranga.

“Estas quatro equipes se juntarão às outras quatro equipes do Ka.Ora e navegarão lado a lado durante as baterias. O Festival não se volta à competição; a disputa é apenas parte da brincadeira, uma forma de tornar divertido o percurso paralelo à praia. O que importa é remar e celebrar a vida!”, destaca Cristiane, reforçando o caráter colaborativo e celebrativo do evento.

Denise Gonçalves Pampolini, capitã da equipe Ka.Ora Lótus, também compartilha sua emoção em participar do evento: “O Festival Ka.Ora é sempre uma festa, uma grande celebração das nossas vidas e uma homenagem que a gente também presta àquelas que já não estão conosco mais, mas é sempre uma alegria, o contato com a natureza, a prática esportiva e mais que tudo isso, o encontro com todas as meninas, com todas as sobreviventes. É muito, muito emocionante”.

Denise, que está se preparando para sua sétima edição do festival, relata suas experiências e a importância de estar presente em cada uma delas, mesmo quando imprevistos ocorreram: “Cada uma delas tem a sua beleza e o seu momento. E é muito gostoso quando, ano após ano, nós encontramos as amigas. É o sentido da vida mesmo, celebrar com o festival.”

Além das competições no mar, o festival também terá um espaço em terra com apresentações das Ka.Oras, homenagens às autoridades colaboradoras na causa do combate ao câncer de mama, e momentos de pura emoção, como a Cerimônia das Rosas.

“Estamos muito felizes por comemorar um mês tão especial para nós, o Outubro Rosa”, celebra Cristiane. O festival é uma oportunidade de promover a conscientização sobre o câncer de mama, além de reforçar a importância do diagnóstico precoce e da reabilitação pós-tratamento.

O evento é aberto ao público e conta com o apoio de diversas organizações e profissionais da saúde que estarão presentes para prestar orientações e apoio às mulheres participantes. O VII Festival Ka.Ora promete ser um evento inesquecível, marcado pela emoção, esportividade e, sobretudo, por uma mensagem de esperança e superação.

“A vinda de bases de remadoras rosas de outras localidades é uma honra e uma grande alegria! Espelha os festivais que ocorrem internacionalmente e agregam as mulheres que descobriram na união e na remada uma nova vida após o câncer”, conclui Cristiane.

Com mais de 140 remadoras inscritas e 14 equipes competindo, o Festival Ka.Ora representa não apenas uma competição esportiva, mas um símbolo de resistência, união e luta pela vida.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS