Virose atinge centenas de turistas e moradores na Baixada Santista após virada do ano; Entenda

Turistas e moradores de algumas cidades da Baixada Santista vêm relatando que contraíram virose nesta virada do ano, e apresentaram sintomas como náusea, vômito e diarreia. O caso vem repercutindo nas redes sociais, e as causas são discutidas, como qualidade da água e praias próprias para banho.

Nesta quinta-feira (2), a Equipe do TH+ vem apurando o ocorrido. A principal cidade com relatos de pessoas doentes é Guarujá, mas há uma alta nos casos em Peruíbe, Praia Grande e São Vicente também.

Um vídeo viralizou no Instagram, onde um perfil chamado “Papo com Clebinho” mostra a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Enseada, em Guarujá, totalmente lotada. Ele fala sobre esgoto na água, forte odor, etc.

Nos comentários, há diversos relatos de pessoas que apresentaram sintomas. “Minha bebê nem foi em praia, ninguém de nossa convivência também não, e hoje ela amanheceu vomitando, com diarreia. Acredito que seja direto da água ou ar. A situação está crítica de verdade”, publicou uma jovem.

A Prefeitura de Guarujá informou que houve um aumento nos casos de virose no mês de dezembro, registrando um total de 2.064 atendimentos nas unidades de Pronto Atendimento. Segundo a administração municipal, o aumento no número de casos desse tipo é comum nesta época do ano, levando em consideração diversos fatores, como: temperaturas elevadas, aglomeração de pessoas e falta de cuidados com alimentação.

“Para melhor atender esse tipo de situação, a Prefeitura estendeu o horário de três unidades de saúde no período de 28 de dezembro a 5 de janeiro, em caráter de plantão, devido ao alto número de visitantes no Município. São elas: Unidades de Saúde da Família dos bairros Cidade Atlântica (Avenida Atlântica, 1.070 – Enseada), Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25) e Vila Rã (Rua Maria Geralda Valadão, 1.114), que funcionam durante este período das 7 às 22 horas, intensificando o atendimento 24 horas já realizado pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto-Socorros (PSs)”, finalizou a administração municipal em nota.

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou que, até o momento, não recebeu notificações sobre o assunto, mas segue monitorando a situação em parceria com os municípios. As DTAs (doenças transmitidas por água e alimentos) podem estar presentes em fezes humanas, animais e no ambiente.

A Prefeitura de Praia Grande informou que atendeu casos relacionados a este tipo de doença nos últimos dias, porém, explicou que não registrou aumento considerável no número de casos. “Válido destacar que o Município recebeu elevado número de turistas por conta das festas de final de ano”.

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) informou ainda ainda que os técnicos da pasta seguirão monitorando as unidades de Urgência e Emergência da Cidade com relação a estes atendimentos durante toda a temporada de verão, período em que o Município é visitado por uma grande quantidade de turistas.

De acordo com o relatório da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que considerou o período da amostragem de 03/11/2024 até 29/12/2024, a maioria das praias da cidade em questão estão próprias para banho, excluindo Perequê e Enseada.

Na Baixada Santista, a cidade de Santos apresentava todas as praias impróprias, enquanto Bertioga e Peruíbe todas estavam próprias. Veja como estão os outros municípios:

O Portal TH+ aguarda retorno da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) sobre a qualidade da água. Esta publicação poderá ser atualizada.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS