Zona de Segurança Máxima começa a ser integrada em Santos

Prefeitura de Santos

Os sete quilômetros de extensão da Orla, entre o José Menino e a Ponta da Praia, são os primeiros a integrar a Zona de Segurança Máxima de Santos, onde moradores e turistas vão encontrar a intensificação das rondas da Guarda Civil Municipal (GCM). O anúncio foi feito pelo prefeito Rogério Santos e pela secretária de Segurança de Santos, Raquel Gallinati, na noite de sexta-feira (28) na Associação Comercial de Santos (ACS), no Centro Histórico. Entre as medidas das novas diretrizes da Segurança Pública, Gallinati destacou o aprimoramento das ações da GCM e aperfeiçoamento dos grupos especializados da pasta.

Raquel Gallinati foi nomeada na última terça-feira (25) pelo prefeito Rogério Santos para comandar o setor na Cidade. O nome da delegada de Polícia, da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP), foi atestado pelo governador Tarcísio de Freitas, para ampliar as ações de inteligência do setor no Município.

A maior presença da GCM e o monitoramento contínuo por meio de câmeras instaladas em locais estratégicos reforçarão ainda mais a segurança do local, garantindo tranquilidade para os frequentadores. As medidas, previstas para outras regiões da Cidade, se iniciam na orla, onde há fluxo maior de pessoas, buscando aumentar a segurança entre moradores e visitantes, maior utilização da área para lazer e atividades físicas em qualquer horário do dia e um potencial incremento no turismo local.

Entre os principais objetivos da medida estão o apoio da GCM às forças de segurança para a prevenção permanente de crimes como furtos, assaltos, vandalismo, além de garantir a segurança dos frequentadores 24h. “Contaremos com a colaboração tanto da Polícia Militar como da Polícia Civil, na proteção ao santista”, disse Raquel.

MAIS 1.500 CÂMERAS

A secretária de Segurança ressaltou a instalação de mais 1.500 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da Cidade, investimento anunciado pela Prefeitura como parte do projeto Santos Mais, e a criação de programas de conscientização para a comunidade. Atualmente, há 1.763 câmeras de monitoramento integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO), da Prefeitura, em 44 bairros de todas as regiões do Município, sendo 518 em pontos estratégicos da Orla.

Ao se dirigir aos membros da GCM, Raquel Gallinati afirmou que os guardas “são o escudo entre o crime e a sociedade”. “Nossa polícia municipal, vocês protegem a população santista e saibam que o prefeito Rogério Santos deu total liberdade para que as prerrogativas de vocês sejam respeitadas, para que vocês tenham qualidade de trabalho, para que sejam respeitados e sejam a melhor Guarda Municipal da América Latina”.

EFETIVO MAIOR

Ao destacar os avanços no setor da Segurança Pública, o prefeito Rogério Santos lembrou que o Governo “ampliou o efetivo da Guarda e, pela primeira vez, a GCM passou a estar armada, tudo com muito critério, sempre com muita cautela, e tudo isso conduzido na confiança do secretário Sérgio Del Bel Júnior”.

HOMENAGEM

Antecessor de Raquel Gallinati na Secretaria de Segurança de Santos, Sérgio Del Bel Júnior recebeu uma placa em homenagem à sua atuação na pasta, ao som de Pink Floyd, uma de suas bandas preferidas. “Tenho absoluta certeza que a nossa nova secretária de Segurança vai colocar a Guarda em um patamar ainda maior”.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS