O filme “Moana – Um Mar de Aventuras” será exibido gratuitamente na quarta-feira, dia 9 de agosto, às 19h, no Espaço Cultural Maria Monteiro e na Biblioteca Cora Coralina. A promoção é do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil.
Antes do filme da Disney, a partir das 18h, serão exibidos curtas-metragens infanto-juvenis com temas de sustentabilidade e outros. As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
O CineSolar, já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.
O CineSolar é viabilizado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio da Ecolab e apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, do Grupo de Escoteiros GEARC 499, do Espaço Cultural Maria Monteiro e da Biblioteca Municipal Cora Coralina. É realizado pela Brazucah Produções, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.
Evento Sessões de Cinema
Data: 9/8/2023 (quarta-feira)
Horários: 18h – 1ª sessão: curtas-metragens; 19h – 2ª sessão: filme ‘Moana – Um Mar de Aventuras’
Entrada: gratuita – não precisa de ingresso
Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Local: Espaço Cultural Maria Monteiro e Biblioteca Cora Coralina – Rua Dom Gilberto Pereira Lopes, s/n – Vila Padre Anchieta – Campinas/SP
1ª sessão
‘Brinquedo Novo’ – Direção: Rogério Boechat – Animação – Brasil/2017 – 6 min
Curta sobre consumo consciente.
‘Plantae’ – Direção: Guilherme Gehr – Rio de Janeiro – Animação/2019 – Livre – 10 min
Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos humanos aos demais seres da Terra.
‘Um Rio’ – Direção: Marcelo Bala e Andrea Pesek – Animação – Brasil/2012 – 4 min
O curta apresenta a importância do rio e sua memória afetiva.
‘O Gigante’ – Direção: Júlio Vanzeler e Luís da Matta Almeida – Animação – Portugal/2012 – Livre – 10 min
Um Gigante transporta no coração uma menina. O seu coração é uma janela imensa através da qual a menina descobre e decifra toda a realidade. De coisas assim é feito o “Crescer”. A partir de trajetos legados pelos pais, os filhos traçam as suas próprias rotas, com erros de interpretação, com desvios de perspectiva, mas que são seus e é com eles que têm de viajar. E um dia partem, levando a sacola, construindo o seu mundo sobre os mapas que um dia desenharam… levando no olhar o Sonho e principalmente Esperança.
‘Gente Grande’ – Direção: Walkir Fernandes – Animação – Brasil/2012 – 1 min
Vídeo sobre a importância da responsabilidade ambiental, com foco na economia da água em pequenas atitudes.
‘Sobre amizade e bicicletas’ – Direção: Julia Vidal, Brasil/2022 – 12 min
Thiago nunca pensou em participar da corrida de bicicletas devido à sua condição física. Tudo muda quando ele conhece Cecília, uma corajosa menina com deficiência visual.
‘Lily’s Hair’ – Direção: Raphael Gustavo da Silva – Goiás – Ficção/2019 – Livre – 14min
Audiodescrição, closed caption, libras
Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.
2ª sessão
‘Moana – Um Mar de Aventuras’ – Direção: Ron Clements e John Musker – Livre/2016 – Infantil/Aventura – 1h47m
Uma jovem parte em uma missão para salvar seu povo. Durante a jornada, Moana conhece o outrora poderoso semideus Maui, que a guia em sua busca para se tornar uma mestre em encontrar caminhos. Juntos, eles navegam pelo oceano em uma viagem incrível.