O projeto “Encontro de Viola Caipira”, realizado no Sesc Campinas, vai ser apresentado gratuitamente neste sábado, 3, às 10h, na Área de Convivência do local. O projeto que ocorre desde 2016 busca manter viva a tradição e cultura da música caipira.
A apresentação marca mais uma finalização de todas as turmas, visto que o projeto troca de professores de 3 em 3 meses. “No projeto, temos a troca de professores a cada três meses, por isso realizamos uma apresentação com as turmas como uma forma de finalização, mas também para praticar o que foi aprendido, manter a presença entre o público geral e despertar o interesse em cada vez mais pessoas”, conta o professor André Moraes, mestre em educação musical pela USP e professor de viola caipira e violão no Sesc Campo Limpo, em São Paulo, e no Sesc Campinas.
Para fortalecer e fomentar essa cultura e tradição, o Encontro de Viola Caipira teve início em 2016, e oferece aulas de viola caipira, com turmas que reúnem homens e mulheres de diversas idades, a partir dos 16 anos. Com um começo discreto, com cerca de cinco participantes, as trocas de conhecimento foram se intensificando, assim como a divulgação para o público geral. Dessa forma, o projeto se consolidou e, em 2019, foi realizada a apresentação “100 violas”, com violeiros de Campinas e cidades vizinhas. Atualmente, o projeto conta com duas turmas, com iniciantes e pessoas mais experientes. As aulas do projeto são gratuitas, aos sábados, das 10h às 12h, para pessoas que já possuem conhecimento, e das 13h30 às 15h30 para quem está iniciando.