Entenda até que ponto as redes sociais influenciam na contratação

Thauany Barbosa
Thauany Barbosa
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero

Depois da festa da firma, a atenção redobrada nesta reta final de 2023, de acordo com a análise do gerente de Rh Marcos Tonin, é com as redes sociais. Na coluna “Café e Carreira”, exibida todas as quartas-feiras no Jornal Novabrasil Campinas, o especialista explicou que, como o fim de ano é uma época propícia para as contratações, muitas empresas ficam ‘de olho’ nas redes sociais, principalmente nos conteúdos vinculados durante as festas de fim de ano. Por isso, o cuidado, segundo explicou ele, é com os exageros na hora das publicações. 

Qual o motivo desse olhar atento às redes sociais?

De acordo com as análises de especialistas do setor, muitas empresas acabam recorrendo às postagens das redes sociais como forma de verificar o que foi informado no currículo ou até mesmo na hora da entrevista. Segundo explicado, pelo fato de não ter como comprovar a veracidade das informações, os gestores analisam o comportamento das redes como forma de ter uma ideia mais precisa sobre a personalidade do candidato, assim como comportamento e postura.  

Como vai ser a projeção de emprego para 2024? 

Dados divulgados pelo IBGE mostram que o mercado de trabalho deve pisar no freio com as contratações para 2024. Segundo a pesquisa, a  projeção tem relação com o aumento da população ocupada com algum tipo de trabalho, principalmente os informais. Embora a desaceleração seja esperada, não significa que o mercado não vai estar fazendo contratações durante o ano. 

Leia mais em: Cetesb publica edital para concurso público com salários de até R$ 8 mil; confira como participar

Quais cuidados tomar? 

  • Evite postar conteúdos que causem maior polêmica como: polícia e religião;
  • Cuidado com as fotos, principalmente agora com a época de férias e recesso; 
  • Cuidado para não confundir os conteúdos nas redes sociais; conteúdos de Instagram nem sempre ganham um bom engajamento no LinkedIn;
  • Evite debates que, no seu ponto de vista, são considerados desnecessários;
  • Antes de fazer uma postagem pense qual é a intenção do conteúdo; 
  • Poste com inteligência. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS