Espetáculo “Trilogia Grande Sertão: Veredas” está em cartaz no espaço Rabeca Cultural

O ator Gilson de Barros estará de volta no espaço Rabeca Cultural, em Sousas, com suas premiadas adaptações de Guimarães Rosa, dessa vez com “Trilogia Grande Sertão: Veredas”, nos dias 2, 9 e 16 de junho, sextas-feiras, às 20h.

A trilogia traz a prosa ‘Roseana’ para a linguagem da dramaturgia, e é composta pelos espetáculos “Riobaldo”, “O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho” e a leitura dramatizada “O Julgamento de Zé Bebelo”. O livro “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa, publicado em 1956, revolucionou a literatura brasileira. Partindo da observação da linguagem popular, o escritor retratou com absoluta inventividade o sertão mineiro. Rosa dispôs da riqueza e ousadia da língua para se aprofundar reflexivamente sobre a alma humana, atribuindo ao sertão uma dimensão universal, discutindo aspectos metafísicos do homem em toda sua ambiguidade.

Em “Riobaldo”, personagem central do romance, que será apresentado no dia 2 de junho, o ex-jagunço relembra seus três grandes amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. O incompreendido amor por Diadorim, o amigo que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano, levando-o ao pacto fáustico; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto fáustico e o converteu num ‘homem de bem’.

Em “O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho”, no dia 9, o monólogo faz um recorte também do livro. Apresenta também o personagem Riobaldo, hoje um velho fazendeiro, em conversa com um interlocutor (o público). Nesse encontro, cheio de filosofia, ele conta passagens de sua vida e reflete sobre a dialética: bem e mal. Durante a narrativa, o personagem se vale de várias histórias populares, para questionar: “O diabo existe?”. Por fim, a leitura dramatizada de “O Julgamento de Zé Bebelo”, seguida de bate-papo.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS