Três espetáculos estão na sua programação gratuita do Sei Campinas: “Ubu Rei”, nos dias 19 e 20 de julho, às 20h; “Moby Dick e os Caçadores de Baleia”, 21 e 22 de julho, às 20h; e “Distorções”, no domingo, dia 23, às 19h. Os ingressos podem ser reservados antecipadamente pelo app Meu Sesi.
Em “Ubu Rei”, de Alfred Jarry, o texto mostra como a ganância e a vaidade exacerbada são capazes de motivar a tomada do poder. Ubu, o protagonista, é um personagem inescrupuloso que beira o grotesco para alcançar seus objetivos. Ao chegar ao trono, se torna um tirano sanguinário, mas ingênuo e despreparado, o que leva a plateia ao riso. Manipulado pela esposa, Mãe Ubu, e amparado pelos próprios discípulos, decide matar o rei da Polônia para roubar a coroa. Em seguida mata os nobres, juízes e os financistas e trai seus próprios apoiadores. Pai Ubu, novamente movido por Mãe Ubu, vai à guerra contra os russos, mas é derrotado e foge.
Já em “Moby Dick e os Caçadores de Baleia”, três palhaços marinheiros à deriva em alto mar relembram as histórias de seu capitão Ahab, cuja sede de vingança os levou a uma jornada perigosa com um único objetivo: caçar Moby Dick, a baleia que arrancou sua perna e o arrastou para as profundezas do mar. A montagem da Cia de 2, de São José dos Campos, apresenta ao público uma adaptação livre desse clássico da literatura mundial escrito em 1851 por Herman Melville como nunca visto antes, no formato comédia com palhaços estilizados e muita música ao vivo no palco.
Na peça “Distorções”, com Carmen Frenzel e Mariana Consoli, a apresentação traz reflexões sobre as relações humanas. No espetáculo, uma frase em uma etiqueta altera a rotina de duas funcionárias de uma lavanderia. Imaginando de onde o pedacinho de pano saiu, as personagens Uma e Outra mergulham em águas profundas de um mundo imaginário, onde pedaço de roupa é pedaço de gente.