Estação Cultura recebe oficina com o Bloco do Cupinzeiro: Samba e Resistência

Oficina de Percussão tem como objetivo inserir os participantes na dinâmica da bateria do Bloco do Cupinzeiro
Oficina de Percussão tem como objetivo inserir os participantes na dinâmica da bateria do Bloco do Cupinzeiro. Foto: Fabiana Ribeiro

A terceira edição da Oficina de Percussão do Projeto Bloco do Cupinzeiro: Samba e Resistência acontece neste sábado, 2 de dezembro na Estação Cultura, das 9h às 12h. A participação é gratuita, e a entrada será feita por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição prévia. São disponibilizadas 35 vagas, abertas para participantes a partir de 14 anos, sem restrição de experiência musical. Para participar, basta doar 1kg de feijão ou 1kg de arroz.

A oficina, promovida pelo Núcleo Cupinzeiro, é parte das contrapartidas do Projeto de Gravação de Músicas Inéditas “Bloco do Cupinzeiro: Samba e Resistência”, com patrocínio do FICC – Fundo de Investimentos Culturais de Campinas, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 

A Oficina de Percussão tem como objetivo inserir os participantes na dinâmica da bateria do Bloco do Cupinzeiro. Por meio de dinâmicas, jogos e experimentação dos diferentes instrumentos, os participantes são estimulados a dialogar com a memória cultural do samba e do carnaval, sem a necessidade de conhecimento musical prévio.

O Espaço Núcleo Cupinzeiro nasceu como parte do trabalho do Núcleo Cupinzeiro, que completa 18 anos de pesquisa e criação musical. Em 2001 o Núcleo foi fundado na cidade de Campinas, e desde então vem desenvolvendo projetos que envolvem shows musicais, oficinas, rodas de samba, trilhas para cinema e teatro além de grupos de estudo voltados para a criação artística. Após anos realizando seu trabalho em espaços de outros grupos culturais, finalmente em 2014 o Núcleo conseguiu construir seu espaço na cidade. 

Inicialmente voltado para pesquisa e criação com o samba e a canção popular brasileira, ao longo dos anos e com o amadurecimento do trabalho, o Núcleo iniciou uma busca por troca de saberes para ampliar as fronteiras da canção popular, dilatar os recursos para a criação e poder socializar os resultados com grupos de pessoas e grupos artísticos parceiros na cidade de Campinas e outras localidades.

Com a criação do Espaço, diversas frentes de atividades passaram a acontecer numa busca por traçar diálogos vivos com a tradição, ou seja, criar cada vez mais maneiras próprias de fazer música sem perder as referências culturais e buscando ampliar as relações com as outras linguagens artísticas e também com outras culturas. Dessa maneira o Espaço tornou-se um aglutinador de experiências artísticas diversas, atraindo um público igualmente diverso de várias regiões da cidade.

Oficina com o Bloco do Cupinzeiro
Data: 02 de dezembro – sábado
Horário: 9h às 12h
Local: Estação Cultura

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS