O destaque do período que vai de 11 a 18/1 continua sendo as inúmeras ações referentes ao “Sesc Verão 2024”, cujo tema são os esportes de rebater. Uma grande arena foi montada no Galpão Multiuso com o objetivo de receber todo o público.
Realizado desde 1995, nos meses de janeiro e fevereiro, em todas as unidades do Sesc SP, o projeto tem o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância da continuidade das práticas esportivas e atividades físicas.
Além de eventos como cursos, oficinas, clínicas, apresentações de atletas e festivais esportivos, também são realizadas instalações, ambientações cenográficas e uma campanha temática que busca promover a cultura esportiva, bem como, motivar as pessoas para a inclusão de esportes e atividades na vida diária, com foco no bem-estar e na qualidade de vida.
O “Espaço Primeiras Batidas e Rebatidas” (até 25/2, terça a sexta, das 10h às 20h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h – Galpão Multiuso – atividade aberta, sem retirada de ingressos) e os “Jogos Eletrônicos de Bater e Rebater” (até 25/2, terça a sexta, das 10h às 20h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h30 – Sala de Atividades 5 – atividade aberta, sem retirada de ingressos) são o abre-alas do projeto nesta semana.
A primeira das ações é constituída de um espaço montado especialmente para a edição deste ano do “Sesc Verão”, onde as crianças poderão praticar inúmeras atividades que envolvem o movimento de rebater, com a disponibilidade de diversos equipamentos apropriados para elas.
A segunda, por sua vez, acontece em uma sala com uma série de jogos de videogame, onde o público poderá vivenciar, de forma virtual, os movimentos de bater e rebater. Além disso, haverá também uma mesa de air hockey, um jogo onde duas pessoas têm como objetivo rebater um disco para dentro do gol adversário.
Além disso, novas atividades acontecem ao longo da semana, tanto na unidade, quanto fora dela (em diversas cidades da região).
Na unidade, o Minicampo do Sesc Campinas será transformado em uma quadra de grama e os interessados terão a possibilidade de experimentar e ter os primeiros contatos com o tênis de campo (dias 13 e 14/1, sábado e domingo, das 16h às 18h30 – Minicampo – participação gratuita com inscrições limitadas no local, em cada dia, a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade), no piso mais rápido da modalidade.
No mesmo final de semana, a paratleta Duda Oliveira, competidora nas modalidades de parabadminton e vôlei sentado (dia 14/1, domingo, das 14h30 às 17h30 – Ginásio – atividade aberta, sem retirada de ingressos), com diversas participações em torneios internacionais e jogos paralímpicos, baterá um papo e jogará com o público presente, mostrando todas as facetas de ambas as modalidades.
Já, fora da unidade, acontece o “Circuito Sesc de Esportes”, onde diversos municípios da região receberão infláveis de rebatida, precisão de arremesso e medidor de velocidade de arremesso para que a população local possa jogar o beisebol.
Surgido no século 19, o esporte, praticado por duas equipes de nove jogadores, que, alternadamente, ocupam as posições de ataque e defesa, tem como objetivo pontuar batendo com um bastão em uma bola lançada e depois correr pelas quatro bases do campo.
As cidades, datas, horários e locais que irão receber o evento seguem abaixo. A atividade é aberta, sem retirada de ingressos.
Engenheiro Coelho
Dia 13/1, sábado, das 10h às 16h.
Campo de Futebol Municipal – Rua Minas Gerais, 320, Jardim Brasil.
Espírito Santo do Pinhal
Dia 14/1, domingo, das 10h às 16h.
Lago da Dinda – Avenida Napoleão Colognese, s/nº, Jardim Lelia.
Águas de Lindóia
Dia 20/1, sábado, das 10h às 16h.
Praça Adhemar de Barros, s/nº, Centro (próximo à quadra de tênis).
Santo Antônio de Posse
Dia 21/1, domingo, das 10h às 16h.
Campo Municipal José Ferreira Neto – Rua Amaro Ortiz de Campos, 415, Vila Esperança.
Hortolândia
Dia 27/1, sábado, das 10h às 16h.
Parque Lago da Fé – Avenida Joaquim Martarolli, s/nº, Parque Gabriel (nos fundos da Câmara Municipal).
Monte Mor
Dia 28/1, domingo, das 10h às 16h.
Área Pública – Avenida Ayrton Senna da Silva, s/nº, Centro (próximo ao Extra Supermercado).
Campinas
Dias 3 e 4/2, sábado e domingo, das 10h às 16h.
Minicampo do Sesc Campinas – Rua Dom José I, 270, Bonfim.
MÚSICA, DANÇA E TEATRO
Na seara musical quem dá início as atividades do período que vai de 11 a 18/1 é o trio de punk rock “Disforia Queercore”, com o show “Disforia Punk” (dia 11/1, quinta, às 20h – Teatro – entrada gratuita com retirada de ingressos limitados na Loja Sesc a partir de duas horas antes do início da atividade).
A banda apresenta uma narrativa específica sobre o estilo musical acima mencionado, trazendo um repertório de afro-punk, riot grrrl e queercore com temas voltados a raça, gênero e sexualidade, muitas vezes ignorados na historiografia tradicional sobre o movimento punk, definido como masculino, heterossexual, jovem e branco.
O evento faz parte do programa “Aluno Artista”, cujo objetivo é incentivar e apoiar a produção artística e cultural dos alunos de todos os cursos de graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com início em agosto de 2010, o projeto é coordenado pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da instituição.
No final de semana, o espetáculo da vez será “Graça Braga Canta Almir Guineto” (dia 13/1, sábado, às 16h – Área de Convivência – atividade aberta, sem retirada de ingressos).
A cantora, acompanhada do grupo “Você Vai Se Quiser”, apresenta um tributo ao sambista que, além de compositor de grandes sucessos, inventor de um instrumento, cantor virtuose e criador de uma forma genial de dividir o samba, também foi um dos fundadores do Grupo Fundo de Quintal. No repertório, canções que calam fundo ao público, como “Meiguice Descarada”, “Perfume de Champagne” e “Chave do Perdão”.
E quem encerra as apresentações musicais da semana é o Ayéle (dia 18/1, quinta, às 20h – Área de Convivência – atividade aberta, sem retirada de ingressos), trio formado pelos brasileiros Raphael Franco e Craca e pelo ugandense Ejuku que apresenta uma sonoridade única influenciada pelos ritmos do mundo, numa fusão de afro-jazz, desert blues, afrobeat e tropical psych.
Na dança, por sua vez, quem dá a tônica é “A Vida das Bonecas Vivas” (dia 12/1, sexta, às 20h – Teatro – entrada gratuita com retirada de ingressos limitados na Loja Sesc a partir de duas horas antes do início da atividade), com o Núcleo Sambecktt Arte.
Com estética recheada de referências do butô, do kabuki e da dança contemporânea, o espetáculo, criado e dirigido pelo ator Dan Nakagawa, parte do movimento das living dolls para tratar de existências humanas à margem de uma sociedade que cerceia a diversidade e a subjetividade. A encenação surge como uma resposta-celebração para uma existência possível no mundo patriarcal e embranquecido.
No teatro, o “Encontro com ‘Dolores, Minha Composição’” (dia 17/1, quarta, às 20h – Área de Convivência – atividade aberta, sem retirada de ingressos), com a atriz Rosana Maris, é um bate-papo onde será explorada a história e a obra da cantora e compositora Dolores Duran.
Os participantes irão entender como a sua música e as suas letras conquistaram o país e se tornaram atemporais, bem como, saber sobre o processo dramatúrgico e a criação do espetáculo “Dolores, Minha Composição”, que será encenado no dia 19/1, sexta, às 20h, no Teatro do Sesc Campinas.
CINEMA E TEATRO INFANTIL
Agora, se o tema é a sétima arte, quem toma conta da área é o projeto “Cineminha nas Férias”, que mostra que entre uma brincadeira e outra, não há nada mais divertido do que assistir a um filme com a família. Neste mês de janeiro serão exibidas algumas das mais recentes animações produzidas no Brasil. Uma verdadeira jornada de aventura e muita fantasia!
O próximo filme a ser projetado será “A Ilha dos Ilús” (dia 16/1, terça, às 19h – Teatro – entrada gratuita com retirada de ingressos limitados na Loja Sesc a partir de duas horas antes do início da atividade).
Nele, Pocó está pronto para nascer e viver o melhor dia de sua vida de cachorro! Porém, ao ser enviado para a família errada, ele é obrigado a voltar para a Ilha dos Ilús, um local mítico onde todos os animais vivem antes de nascerem.
Já no teatro infantil, a peça do momento é “Piá e os Quintais da Imaginação” (dia 14/1, domingo, às 16h – Teatro – ingressos à venda com valores entre R$10 e R$30, nas bilheterias das unidades; pelo app Credencial Sesc SP; pela Central de Relacionamento Digital, clicando aqui e pelo portal do Sesc Campinas, clicando aqui), o novo show de Lili Flor & Paulo Pixu, que, em 2024, celebra dez anos!
Com um repertório inédito composto por Paulo Pixu, em parceria com os poetas Lalau Simões e Rogério Alves e com direção cênica de Luanda Eliza, o espetáculo é uma celebração à infância, à natureza e à poesia.
A apresentação faz parte do projeto “Teatro para Crianças”, onde, semanalmente, o Sesc Campinas recebe trabalhos teatrais que têm se destacado na cena artística voltada para o público infantil. Diferentes companhias, técnicas e temáticas formam uma ampla gama de propostas estéticas, mostrando a potência e a pluralidade que o teatro para crianças pode oferecer.
Aviso! Para os espetáculos teatrais infantis, crianças com até 12 anos não pagam ingressos, sendo cobrados somente dos acompanhantes, porém, é necessário incluir o ingresso gratuito referente a elas durante o processo de compra.
ESPAÇO DE BRINCAR
O “Espaço de Brincar” é um programa que valoriza o brincar, oferecendo espaço apropriado para o encontro entre gerações e a convivência entre os bebês, as crianças e os seus responsáveis.
Entre os dias 11 e 18/1, o destaque fica por conta de “Brincadeiras Molhadas” (dias 12, 14, 19, 21, 26 e 28/1, sextas e domingos, das 15h30 às 16h30 – Jardim do Espaço de Brincar – participação gratuita com retirada de senhas limitadas no local a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade), onde a diversão será garantida com água, brinquedos e traquitanas para bebês e crianças. Como sugestão, os participantes devem levar uma troca de roupa e, em caso de chuva, a atividade será cancelada.
Além disso, o “Tanque de Areia” (de terça a sexta, das 9h às 20h e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h – Jardim do Galpão – atividade aberta, sem retirada de ingressos) continua com tudo e nele aparecem casas, castelos, poços, pontes, construções e muitas invenções.
Como a imaginação das crianças é infinita, poderá ser um momento para se divertir em família e ao ar livre. No local, sempre são disponibilizados brinquedos. Em caso de chuva, o tanque será fechado.
ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES
O Espaço de Tecnologias e Artes (ETA), local que visa estimular a criação, difusão, fruição e preservação de manifestações vinculadas às artes visuais e às tecnologias, apresenta três novos cursos entre os dias 11 e 18/1.
O primeiro deles é “Criação de Jogos com Bitsy” (dias 11, 18, 25/1 e 1º/2, quintas, das 10h às 12h – Espaço de Tecnologias e Artes – participação gratuita com inscrições pelo app Credencial Sesc SP ou pela Central de Relacionamento Digital, clicando aqui), onde os participantes conhecerão esta ferramenta simples para a criação de pequenos jogos, histórias e mundos! Uma vez aprendido como trabalhar com ela, eles poderão produzir novos games em apenas algumas horas.
O evento faz parte do projeto “Push Start”, que pretende mergulhar na história dos videogames e descobrir como essa mídia se tornou tão popular. Além disso, haverá a experimentação de jogos que marcaram época em sua forma original, com consoles, cartuchos e controles também originais.
O segundo é “Enquadramento e Composição Fotográfica” (dias 11, 18 e 25/1, quintas, das 14h30 às 17h30 – Espaço de Tecnologias e Artes – participação gratuita com inscrições pelo app Credencial Sesc SP ou pela Central de Relacionamento Digital, clicando aqui), com a fotógrafa Melissa Szymanski, que faz um convite à observação e ao aprendizado da seletividade do olhar através do treinamento da visão, captada por um aparelho fotográfico.
O terceiro e último é “Construção de Berimbau” (dias 13 e 14/1, sábado e domingo, das 10h às 17h – Espaço de Tecnologias e Artes – participação gratuita com inscrições pelo app Credencial Sesc SP ou pela Central de Relacionamento Digital, clicando aqui), com o capoeirista Mestre Franja.
Durante a oficina, os participantes aprenderão mais sobre a roda de capoeira (manifestação afro-brasileira que mistura dança, luta, jogo e música) e construirão um berimbau, instrumento típico que conduz os jogos das rodas.
LITERATURA
Na seara literária a bola da vez é o evento “Deixe-me Desenhar a Sua História” (dias 13 e 14/1, sábado e domingo, das 13h às 16h – Toda a Unidade – Itinerante – atividade aberta, sem retirada de ingressos), da Badaiá Arte, onde dois artistas irão perguntar histórias das vidas dos transeuntes.
Ao conversarem, um dos artistas irá realizar uma interpretação visual da história que está sendo narrada, criando uma ilustração. Por fim, a ilustração será presenteada a quem contou a história. E você? Deixaria que desenhassem a sua história?
Agora, você já imaginou uma estante temática dedicada a promoção de livros sobre temas diversos? Este é o objeto do projeto “Na Estante” (até 31/1, de terça a sexta, das 8h às 21h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h – Biblioteca – atividade aberta, sem retirada de ingressos), onde todo mês há prateleiras repletas de obras para você aprofundar a leitura em assuntos sensíveis e contemporâneos, selecionados por um(a) convidado(a) especial.
Em janeiro e fevereiro, o projeto recebe a curadoria do sociólogo, escritor e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mário Augusto Medeiros.
SAÚDE
A única atividade da área de saúde que acontece entre os dias 11 e 18/1 é “Fazendo o Meu Cosmético para as Férias de Verão”, com a aromaterapeuta Suzana da Costa Longo, que ensinará os alunos a produzirem desodorante e balm labial (dia 11/1, quinta, das 14h30 às 18h30 – Sala de Atividades 1 – inscrições limitadas no local a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade) para serem usados durante a estação mais quente do ano.
MELHOR IDADE
Para as pessoas com sessenta anos ou mais, o evento da semana é “Danças Populares Brasileiras”, oficina que traz diversos ritmos de danças populares, buscando o resgate de histórias através de contextos sociais e políticos, estimulando o convívio e a sociabilização entre as pessoas idosas e contribuindo para a melhoria de sua autoestima e bem-estar.
O mote da vez são as danças tradicionais brasileiras (dia 12/1, sexta, das 15h às 16h30 – Área de Convivência – atividade aberta, sem retirada de ingressos), onde o foco será nos ritmos tradicionais brasileiros, como o forró, o frevo, o samba, entre outros e os participantes terão a oportunidade de se conectar com a cultura brasileira através da dança, promovendo interação e ações a partir da brasilidade.