Os Geraldos apresentam espetáculo infanto-juvenil sobre o poder da música

Espetáculo conta história de princesa salva pela música
Espetáculo conta história de princesa salva pela música

O grupo Os Geraldos, que tem sede em Campinas há 15 anos, leva seu mais recente trabalho à Estação Cultura: o espetáculo musical infanto-juvenil “Pararatimbum – Um Reino Pela Música”. As apresentações acontecem nos dias 16 e 17 de novembro, quinta e sexta-feira, às 11h, no 1o Festival Literário de Campinas, Flic@, na Estação Cultura. A entrada é gratuita.

O espetáculo tem a direção de Douglas Novais e um elenco de 11 atores, que toca e canta ao vivo uma trilha sonora baseada principalmente em ritmos brasileiros, como samba, maracatu e baião.

A dramaturgia – de autoria original de Everton Gennari, com adaptação da atriz Julia Cavalcanti – conta a história de uma princesa, que – ao assumir o reino de seu pai, que ficou doente – proíbe qualquer tipo de som, adoecendo ainda mais seu pai e todo o povo. Então ela vai a Pararatimbum e encontra o mundo colorido e musical onde moram as Notas Musicais. Lá instrumentos tradicionais, como piano, acordeon e violoncelo, juntam-se a instrumentos inventados, como sacolas, bolas e baldes, para celebrar o poder transformador da música e a alegria e beleza dos ritmos brasileiros. 

O espetáculo nasce de um antigo desejo do grupo de formar uma banda musical, apresentando músicas entremeadas por intervenções cênicas. Além desse trabalho com o canto cênico, que é um estudo do grupo e do diretor musical desde montagens anteriores, o espetáculo orquestra o uso de instrumentos populares e tradicionais, como sanfona, piano, violão, violino, violoncelo e saxofone, e instrumentos percussivos criados com materiais reutilizáveis, como baldes, tonéis, sacolas e latas. De maneira lúdica, esse encontro de instrumentos toca no tema da sustentabilidade, por meio do reuso de objetos inusitados, mesmo aqueles que a sociedade descarta como lixo.

Sobre os artistas

Douglas Novais, diretor do espetáculo, é também ator, pesquisador e professor de teatro. Doutor (2016), Mestre (2012) e Bacharel (2008) em Artes Cênicas pela Unicamp, é ator e coordenador do grupo Os Geraldos. De 2013 a 2019, foi assistente de Curadoria do Projeto Ademar Guerra, do governo do Estado de São Paulo. Em 2021, foi consultor pela OEI – Organização dos Estados Ibero Americanos e, em 2022, foi assistente de direção de Gabriel Villela no espetáculo “Henrique IV”. Esta é a primeira vez que Douglas assina a direção de um espetáculo do grupo.

Já a autoria da maioria das músicas, assim como a direção musical e a regência em cena, é de Everton Gennari. Ator e cantor, Everton é formado pelo curso técnico em Teatro do Senac Araçatuba, em que foi docente nos cursos técnicos em Teatro e Canto de 2019 a 2023. Foi orientador no Projeto Ademar Guerra, em 2015, 2017 e 2018. Diretor da Cia Banda Tribuss, que faz teatro e música com sucata. É diretor musical dos espetáculos “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico” e “Ubu Rei” (ambos com direção de Gabriel Villela), em conjunto com Babaya Morais.

Pararatimbum – Um Reino Pela Música” 
Dias: 16 e 17 de novembro
Hora: às 11h
Local: Estação Cultura
Entrada gratuita

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS