Rabeca Cultural sedia a exposição “Marinhas e Jardins”

O espaço Rabeca Cultural, em Sousas, convida o público para o coquetel de abertura da exposição “Marinhas e Jardins”.

O espaço Rabeca Cultural, em Sousas, convida o público para o coquetel de abertura da exposição “Marinhas e Jardins”, do artista Edgar Rodrigues, neste sábado, dia 30 de setembro, às 19h.

Marinhas e jardins são motivos díspares que nas pinturas remetem ao tema e significado da luz. Luz, do sagrado ao viver corpóreo, cotidiano; luz que agradecemos a cada dia, quando o sol surge de manhã. Assim, são as marinhas, de céu azul e luz acachapante; e os jardins de luz crepuscular, de sombras por entre as aleias, plantas e flores, o sol baixando. O barco diante do mar.

“Certa vez, andando com um amigo pelo bairro em que morava, e passando diante de uma casa cujo jardim estava abandonado, disse: ‘um jardim abandonado é imagem que me fascina de maneira particular’. O meu amigo completou a observação: ‘o jardim abandonado é o tema romântico por excelência’. É nesse jardim que às vezes imagino a moça esperando alguém que partiu… sua solidão, o tempo abolido e a sua queixa: ‘sou prisioneira desse crepúsculo… desse jardim… janela, quintais, ponta de rua onde ninguém mais passa’. Apenas essa música e as suas palavras chegando de longe, muito longe, batendo baixinho em meus ouvidos: ‘quando estou sozinho, o coração vazio, a noite escura, querida, pela luz do amor o meu pé encontrará o antigo caminho até você…’”

Para além de “Marinhas e Jardins”, Edgar Rodrigues também traz seu trabalho baseado no mito grego de Orfeu e Eurídice. São 15 quadros que conta o mito em imagens.

Edgard Rodrigues é artista plástico e escritor. Estudou Letras Vernáculas, língua e literatura espanhola, na Universidade de São Paulo. Desenho artístico com Inácio Justo Siqueira, cerâmica, gravura e pintura com João Rossi. Foi professor de cerâmica e desenho nos cursos de Comunicações e Artes da Universidade Mackenzie, desenho e pintura na Escola Panamericana de Arte, desenho e pintura na Escola Oficina de Artes, onde elaborou o conteúdo didático dos cursos dessa escola. Autor dos livros, “Praticando a arte – Desenho e Pintura”, “Entendendo a arte – Desenho e Pintura”, pela Editora Moderna (1996-98).

Algumas realizações: Prêmio no concurso “Chamada para artistas”, da CTBC – Listel; Mostra “Visões da Borda do Campo”, na Marusan Galeria de Arte; exposição individual de desenhos na Galeria Espaço Paulista de Arte; Projeto Arte – Imprensa / Banco Real; Projeto Arte – Poesia / Banco Bandeirantes; Exposição individual de pinturas “Luzes do subúrbio” no Cine Teatro Carlos Gomes de Santo André (1994); Nova exposição de pinturas “Luzes do subúrbio” Museu da cidade de Santo André; (2012) Escultura e Pintura para o Prêmio Ação pela Água, Consórcio das Bacias dos Rios Jundiaí, Capivari e Piracicaba.

Coquetel de abertura da exposição “Marinhas e Jardins”
Edgar Rodrigues Mais informações pelo WhatsApp: (19) 99720-6186
Horário: vernissage no dia 30/09, às 19h.
Visitação até 31/10 – de segundas às sextas-feiras, das 9h30 às 12h e das 14h às 17h.
Sábados, das 9h às 12h.
Agendamento pelo VhatsApp (19) 99720-6186
Preço: Gratuito

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS