O longa nacional “Tração”, do diretor André Luis e que teve parte da produção gravada em Campinas, já está em cartaz nos cinemas. Com corridas e perseguições, o filme mergulha no universo das competições de motocross brasileiras.
O filme, de 118 minutos, acompanha a vida de um renomado piloto profissional de motocross que, após perder a esposa, é convidado por um milionário para participar de uma competição envolvendo diferentes categorias de moto para conseguir sustentar a filha. No decorrer da trama, ele descobre que tudo não passava de uma armadilha, e precisa encontrar uma maneira de escapar.
Nas gravações, Campinas foi transformada em uma cidade fictícia. Diversos pontos famosos da cidade aparecem no longa, como: Avenida Norte Sul, a Avenida Francisco Glicério, o Túnel Joa Penteado, a Campos Salles, a Praça Arautos da Paz e a Escola de Cadetes. Natural de Americana, mas radicado em Campinas,o diretor e produtor, André Luis, utilizou a avenida Norte Sul para as cenas de ação e perseguição.