Uma xícara de café assim que acordar, várias no decorrer do dia e até mesmo antes de dormir. Pode parecer um exagero, mas essa é a realidade de muitos brasileiros. Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), apontam que o café está na segunda posição das bebidas mais consumidas pelos brasileiros, perdendo apenas para a água.
A pesquisa mostrou ainda que o ‘expresso’ é o tipo mais preferido, seguido do café com leite – o pingado – e do Capuccino – mistura de chocolate, canela, café e leite. Apesar do Brasil ser o maior produtor do grão, a Finlândia é o país que, segundo o levantamento, mais consome a bebida no mundo. O Brasil aparece na 14º posição.
Em entrevista para o programa Tha com Tudo, a médica cardiologista, Débora Giron explicou que existe sim, um limite de segurança para o consumo diário de café. Segundo a especialista, apesar dos diversos benefícios, o excesso da bebida pode trazer sérios problemas de saúde, como a arritmia.
Quantas xícaras de café é o recomendado por dia? Seja qual for a preferência, pura ou não, cardiologistas explicam que é recomendado 400 mg de cafeína por dia, ou seja, 5 xícaras de café coado ou de 3 a 4 xícaras de expresso.
Veja os riscos do excesso
- Insônia;
- Irritabilidade;
- Palpitações;
- Tremores;
- Arritmia.
Quais os benefícios ?
- Melhora a disposição;
- Controla o humor;
- Ajuda na memória;
- Ajuda no emagrecimento;
- Pode contribuir para melhorar a dor de cabeça.