RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Especialista em hidrologia faz alerta sobre esgotamento de águas subterrâneas

Pesquisa revela diminuição de águas subterrâneas / (crédito: Reprodução/Alesp)

Um estudo publicado pela revista Nature mostrou que diversas partes do mundo estão registrando um rápido esgotamento das reservas subterrâneas de água das quais milhões de pessoas utilizam para o consumo.

De acordo com os dos dados divulgados, os níveis de águas subterrâneas estão diminuindo em escala global. Durante o Jornal Novabrasil desta sexta-feira (26), o professor da Unesp Dr Didier Gastmans, especialista em hidrologia, afirmou que o levantamento é preocupante para o futuro da humanidade.

“É pra ficar assustado. Esse tipo de estudo serve de alerta para a sociedade de que o planeta tem uma capacidade de sustentação da humanidade e que se a gente não cuidar dos recursos naturais nós não vamos ter planeta para sustentar a população humana nas condições de consumo que existem hoje. Então, são alertas, assim como são alertas relacionados ao aquecimento global”, afirmou o especialista.

O professor da Universidade Estadual Paulista explicou que essas águas, apesar de parecerem invisíveis, são extremamente importantes para a população mundial.

“A água subterrânea é algo realmente invisível porque ela está armazenada dentro das rochas. Todo mundo tem a impressão de que essa água forma grandes lagos e não é bem assim. Essa água está armazenada em espaços vazios dentro das rochas, então dependendo das rochas que você tem, mais ou menos água poderá estar armazenada. Atualmente, toda a sociedade depende da água subterrânea e existe cada vez mais uma tendência de um deslocamento de retirada de água superficial por conta da perda da qualidade, diminuição de quantidades, para água subterrânea. E pelo fato dela ser invisível, como você mesmo disse, existe um grande desconhecimento até na criação de ferramentas de gestão para p uso sustentável desse recurso porque ele é finito”, complementou.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS